Semmam realiza fiscalização durante período de andada do caranguejo
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) reforçou a fiscalização para a segunda andada do caranguejo-uçá, que teve início nesta quinta-feira (28) e se estenderá até o próximo dia 3.
Durante esse período, estão proibidos a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e a comercialização do caranguejo-uçá em todo o Espírito Santo.
As equipes atuam em terra e no mar, além de pontos de vendas e restaurantes. A multa para quem for flagrado cometendo crime ambiental pode variar de R$ 700 a R$ 100 mil. A proibição vale também para partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado) provenientes de qualquer local.
Denúncias podem ser registradas por meio do Fala Vitória (156), do site da Prefeitura ou pelo aplicativo Vitória Online.
A andada é o período de reprodução dos caranguejos, quando machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal. Isso ocorre de janeiro a abril, durante as semanas de lua cheia ou nova. A terceira andada será de 27 de fevereiro a 5 de março, e a quarta, de 28 de março ao dia 3 de abril.
Manguezal
Vitória possui, aproximadamente, 12 km² de área de manguezal, o que corresponde a cerca de 12% da área do município. Esse ecossistema se desenvolve nos encontros das águas do rio e do mar, nas regiões tropicais e subtropicais do planeta.
Ele é muito importante para o equilíbrio ecológico por ser um local favorável ao desenvolvimento de diversas espécies de fauna, e também possui uma considerável flora, que fornece matéria orgânica para alimentar a extensa cadeia alimentar estuarina, costeira e marinha.
Fonte: Reprodução PMV
Foto: Reprodução
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui