Prefeitura Municipal divulga protocolos para volta às aulas em Vitória
Contagem regressiva para o início das aulas na rede municipal de ensino de Vitória em 2021. No dia 22 de fevereiro, todos os alunos retornam aos estudos de forma remota, com os professores em sala de aula. A partir de 1º de março, começa o retorno presencial para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Com a pandemia do novo coronavírus, a volta dos estudantes para as salas de aula será diferente, cumprindo uma série de protocolos de biossegurança, para que esse retorno seja seguro tanto para crianças e adolescentes quanto para os professores, pedagogos e todos os profissionais que atuam nas escolas.
Para acolher os estudantes, a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) está fazendo vistorias nas escolas, adequando os espaços, adquirindo e distribuindo equipamentos de proteção individual (EPI´s), além de oferecer formação aos profissionais que atuam na rede.
“O nosso objetivo é assegurar que os protocolos necessários ao funcionamento das atividades presenciais de forma segura nas unidades de ensino sejam cumpridos para evitar o contágio pela Covid-19. Estamos inspirando os nossos profissionais para que sejam adotadas as medidas relativas aos protocolos de biossegurança, com diretrizes e orientações de distanciamento social, proteção individual e higiene”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
Conheça os protocolos
Proteção individual
• Uso obrigatório e correto de máscara de proteção, cobrindo a boca e o nariz, sendo proibidos na escola a entrada, a permanência ou o trânsito de quem não estiver utilizando ou se recusar a usar a máscara.
• Manter a distância mínima de 1,5 metro entre pessoas. Cada espaço da escola deve estar identificado com a quantidade máxima de pessoas que podem permanecer naquele ambiente. Por exemplo: banheiros, salas de professores, secretaria e cozinha.
• Higienizar diversas vezes as mãos com álcool em gel 70% e/ou lavar com água e sabão, mantendo dispensers e pias em lugares estratégicos do prédio escolar.
• Evitar tocar o rosto, os olhos, a boca e o nariz.
• Evitar o consumo de água diretamente na torneira do bebedouro, preferindo copos ou garrafinhas individuais.
• Evitar aglomerações nas idas ao banheiro e manter um agente permanente para realizar a higienização/desinfecção necessária, diminuindo a possibilidade de contágio entre os estudantes.
• Qualquer compartilhamento de alimentos e objetos entre os estudantes (lanches, material escolar ou artigos pessoais, como garrafinhas, copos e talheres) é desaconselhado e deve ser evitado.
Salas de aula
• Orientar os estudantes a entrar separadamente, durante o processo de chegada à sala de aula, mantendo pelo menos 1,5 metro de distanciamento em relação aos demais.
• Elaborar o mapa de sala seguindo a distância mínima e recomendada de 1,5 metro de distância entre os estudantes, distribuindo-os alternadamente dentro das salas de aula, não devendo os alunos trocar os lugares marcados.
• Evitar a organização de eventos e trabalhos em grupo que possam comprometer o cumprimento das medidas de distanciamento social, privilegiando aqueles que possam ser realizadas em espaços mais amplos e arejados (pátios e jardins), em regime rotativo dos grupos, considerando o distanciamento social recomendado, bem como as atividades que recorram a materiais mais facilmente higienizáveis.
• Higienizar com álcool 70% os materiais utilizados pelas crianças/estudantes antes e depois do seu manuseio.
Refeitório
• Evitar filas na entrega do lanche/almoço.
• Marcar os lugares no refeitório de forma a assegurar o máximo de distanciamento físico possível entre os estudantes, devendo ser evitado o compartilhamento de alimentos e objetos entre eles (lanches ou artigos pessoais, como garrafinhas, copos e talheres). Nos revezamentos entre os turnos, devem ser realizadas a adequada limpeza e a desinfecção das superfícies utilizadas, com produto recomendado para tal fim.
Espaços escolares
• Utilizar os laboratórios apenas nos casos em que o professor considerar essencial para atingir os objetivos de aprendizagem, observando as recomendações de distanciamento físico, higienização adequada do ambiente, higienização dos equipamentos após a aula prática, uso e higienização adequada de equipamentos de proteção, como jaleco, óculos e luvas, os quais não devem ser compartilhados.
• Caso a biblioteca escolar seja utilizada, devem ser implementadas medidas para garantir a devolução e o empréstimo de livros em condições de segurança, devendo ser separado local específico para os materiais devolvidos, os quais serão mantidos no acervo por 5 dias para serem novamente liberados para empréstimo, tornando-se obrigatória a orientação para que os funcionários higienizem a mãos sempre que manipularem os livros.
• Para o caso de ambientes fechados, os equipamentos de ar-condicionado, quando houver, devem permanecer desligados e as janelas devem estar sempre abertas, livres de cortinas, para garantir a ampla circulação do ar.
Higiene e limpeza
• Disponibilizar sabonete líquido, papel toalha, papel higiênico e lixeiras com tampa acionada por pedal ou outro mecanismo que dispense contato manual nos banheiros.
• Reforçar a limpeza dos pisos, equipamentos e sanitários. Intensificar a rotina diária de limpeza e desinfecção de superfícies, balcões, mesas, maçanetas, puxadores, corrimãos, interruptores, teclados, mouses, celulares, telefones fixos, cadeiras, entre outros.
Calendário volta às aulas
• 22 de fevereiro: retorno das aulas para todos os estudantes da Rede, em modelo híbrido, com professores nas escolas e alunos em casa.
• 1º de março: retorno presencial das turmas do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano.
• 15 de março: retorno presencial das turmas do ensino fundamental I, do 1º ao 5º ano.
• 29 de março: retorno presencial das turmas do ensino infantil para alunos de 4 e 5 anos.
Fonte: Reprodução PMV
Foto: Reprodução
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