Mais de 20 mil eleitores da Serra precisam regularizar o título até o próximo dia (19)

Faltando sete dias para o fim do prazo para regularizar o título eleitoral, mais de vinte mil eleitores da Serra ainda precisam regularizar o documento até o próximo dia 19, para evitar o cancelamento. Nas últimas três eleições, 20.753 mil eleitores não compareceram nem justificaram ausência; desses 356 regularizaram a situação por meio de justificativas e pagamento de multas, enquanto 20.334 precisam regularizar.
No Estado, 120.325 mil eleitores faltaram às últimas eleições. Destes, 2.583 já se regularizaram e outros 117.032 precisam justificar ausência e pagar multas, para evitar o cancelamento dos títulos. No Brasil o número de eleitores em situação irregular supera os 5 milhões. Desde o dia 7 de março, 111.112 pessoas procuraram a JE e regularizaram o título.
Conforme previsto no § 1º do art. 7º da Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), o eleitor está sujeito a alguns impedimentos enquanto não regularizar a situação na Justiça Eleitoral. Somente com o título em dia é possível votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral.
O cancelamento do título não pode ser aplicado aos eleitores facultativos; pessoas com deficiência e casos de justificativa. Para regularizar, basta acessar a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou dos tribunais regionais eleitorais (TREs), consultar se está na lista dos títulos que podem ser cancelados e seguir os passos para a regularização. Pode ainda comparecer ao cartório eleitoral, no horário de expediente.
fonte : Tempo Novo

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.