Dia Mundial do Autismo é marcado por eventos nas escolas da Serra
Escolas e CMEIs da rede vão celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo sobre o Autismo. Em algumas, a programação já começou mas a grande maioria vai lançar as atividades nesta terça-feira (2), quando se comemora a data.
A Gerência de Educação Especial contabiliza 3200 crianças e estudantes com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) acompanhadas na rede municipal de ensino da Serra.
Palestras, bate-papo com estudantes e famílias, panfletagem, atividades artísticas estão incluídas nas propostas das unidades de ensino.
A Emef Carla Patrícia, em Balneário de Carapebus, promoveu uma palestra para os alunos do matutino com a participação dos profissionais da Educação Especial nesta segunda-feira (1º).
A Emef Serrana, em São Judas Tadeu, também fez um encontro com os estudantes, exibindo minidocumentários sobre o autismo e roda de conversa.
Nesta terça (2), às 10h40, a Emef Manoel Vieira Lessa, em José de Anchieta 2, vai exibir para os alunos e suas famílias a animação da Disney/Pixar “Fitas” (2020). No curta-metragem, é apresentada a primeira personagem autista não-verbal.
A narrativa gira em torno de dois personagens principais, Marcus e Rene, uma garota autista não verbal, que estão em um passeio. Até que a canoa fica à deriva no lago, em um momento em que eles precisam achar uma forma de se conectarem e se comunicarem.
Mais cedo, o CMEI Maria Madalena Prado da Silva, em Campinho da Serra II, promove a partir das 8h, um café inclusivo, onde serão apresentados os desafios e as propostas de incluir a garotada com TEA no cotidiano pedagógico.
O CMEI Primeiros Passos, em Cidade Continental – Setor América, irá fazer roda de bate-papo com a garotada e panfletagem de material educativo junto às famílias no horário de saída das crianças.
Saiba mais
Criado em 2007 pela ONU, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado no dia 2 de abril. O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. O autismo é um transtorno neurodesenvolvimento que pode caracterizar desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social.
Dada a larga variação de características e os diferentes graus de necessidade de suporte, o autismo foi classificado como um espectro em 2013, pela American Psychiatric Association. Os suportes terapêuticos podem promover mais autonomia e qualidade de vida à pessoa autista e podem ser realizados por equipes multidisciplinares, integradas por diversos profissionais.
Pais e cuidadores também precisam receber orientações adequadas e os ambientes devem ser acessíveis, inclusivos e acolhedores à pessoa autista. O diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo.
Na rede de ensino municipal da Serra, crianças e estudantes autistas possuem acompanhamento especializado em sala de aula com professores da Educação Especial e cuidadores.
Fonte : Prefeitura da Serra
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