Workshop gratuito na Serra promove acolhimento e desenvolvimento da cidadania
Neste sábado (24), a Rede Plena promoverá o workshop “Maria Vai com as Outras”, destinado a indivíduos interessados ou que já desempenham alguma atividade de acolhimento na sociedade. O treinamento ocorrerá na sala 612 do Edifício Essencial, situado na Av. Eldes Scherrer Souza, 2230, próximo ao Shopping MontSerrat, em Laranjeiras, na Serra. Para inscrição, envie uma mensagem para o WhatsApp: 27-999856-2235.
O workshop abordará temas como exercícios práticos para fomentar empatia e compreensão mútua; discussão sobre estratégias eficazes de acolhimento; análise de casos e experiências pessoais para uma melhor compreensão e enfrentamento de preconceitos; incentivo ao autocuidado e à resiliência; desenvolvimento de habilidades de acolhimento imparcial, fundamentadas na humanidade e respeito, com foco na confiança e confidencialidade; além da compreensão das diferentes formas de violência doméstica e vulnerabilidade social.
A delegada Gracimeri Gaviorno, coordenadora do Projeto “Maria Vai com as Outras”, destaca que o objetivo é fornecer ferramentas para que os profissionais se preparem de forma eficiente para cuidar de outras pessoas. “É essencial também fortalecer nossas emoções para evitar um sofrimento profundo. Diariamente, somos procurados por pessoas em sofrimento que necessitam de acolhimento e orientação. O projeto já alcançou além do município da Serra e se expandiu para outras regiões do Brasil e do mundo, atendendo pessoas do Rio de Janeiro, África, Espanha e até Suíça. Se as violências não conhecem fronteiras, o acolhimento também não deve conhecer.”
O “Projeto Maria Vai com as Outras” integra um dos pilares da Rede Plena de Desenvolvimento da Cidadania, sob a coordenação de Ronaldo Freire. “O workshop é uma contribuição que visa atender às reais necessidades de acolhimento humano e transformação pessoal. Acolher as pessoas em suas necessidades significa também promover o desenvolvimento da cidadania. Essa é a nossa missão e o nosso propósito.”
Fonte : Tempo Novo
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui