Violência contra a mulher: vítimas ouvem depoimento marcante de superação
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Serra Sede organizou uma programação especial para fechar o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
As usuárias compartilharam seus sentimentos e experiências no Grupo de Mulheres, com o tema “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, que contou com dinâmica, palestra, roda de conversa e o depoimento marcante de uma mulher que foi vítima do marido e conseguiu transformar o doloroso relato em força para outras vítimas.
A história é da Marciane Pereira dos Santos, moradora da Serra que teve 40% do corpo queimado há quatro anos, em 8 de setembro de 2018. O acusado foi o próprio marido dela e o caso teve repercussão até mesmo nacional.
Marciane compartilhou seu depoimento com o grupo acompanhado pelo Creas, mostrando força e superação a outras mulheres que passaram também pelo ciclo da violência. A programação no Creas aconteceu no dia 25 de agosto.
Cinco dias depois, no dia 30 de agosto, o ex-marido dela foi a julgamento na Serra e condenado a 32 anos de prisão pelo crime.
“Foi um momento muito marcante para as mulheres que estavam no Creas. Ouvir o relato da Marciane, que é atendida pelo serviço, toca muito a vida das pessoas. Ela é realmente uma mulher forte e que transformou a dor em luta. O Creas é um espaço para acolher mulheres como Marciane e todas as pessoas que sofrem algum tipo de violência”, comentou Viviane do Nascimento Fonseca, assistente social e coordenadora do Creas de Serra Sede.
As mulheres atendidas no Creas fazem parte do serviço Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), destinado a famílias e pessoas em situação de risco social ou que tiveram direitos violados.
Fonte: Prefeitura da Serra
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui