Vereadores querem programa de vacinação domiciliar de idosos na Serra
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de pessoas maiores de 60 anos, no Brasil, mais do que triplicará nas próximas décadas: de 19,6 milhões em 2010 para 66,5 milhões em 2050. Buscando garantir melhor qualidade de vida a este público, foi aprovado, durante Sessão Ordinária, o Projeto de Lei Nº 132/2022, que institui o Programa de Vacinação Domiciliar de idoso na Serra. A proposição é do vereador Igor Elson e segue para aprovação ou veto do executivo municipal.
O programa de Vacinação será destinado a pessoas com idade acima de 60 anos que, comprovadamente, estejam impossibilitadas de se deslocar até o posto de vacinação. A adesão ao programa depende de indicação médica e se dará mediante cadastramento.
As vacinas contempladas no Programa poderão ser contra a gripe (influenza), pneumonia pneumocócica, difteria e tétano (dupla bacteriana do tipo adulto-dt).
O projeto destaca que a vacinação em idosos reduz as internações e o risco de morte causada por doenças cardíacas, cerebrovasculares, pneumonia ou influenza e que, desde a inserção da vacinação contra a gripe no calendário do Ministério da Saúde, observa-se uma importante modificação na utilização dos serviços de saúde pela terceira idade e no perfil de morbimortalidade.
Fonte: CMS
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.