Vereadores aprovam, por unanimidade, a criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal da Serra.
![Vereadores aprovam, por unanimidade, a criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal da Serra.](https://folhaserra.com.br/wp-content/uploads/sites/10/2025/02/whatsapp-image-2025-02-05-at-19-16-25.jpg)
Proposta pela Mesa Diretora, procuradoria será mais um canal de apoio às mulheres.
Na sessão ordinária de hoje, foi discutida e aprovada a criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal da Serra, por unanimidade dos votos. A criação da Procuradoria ocorreu por meio do Projeto de Resolução n. 4/2025 estabelecendo a Procuradoria da Mulher como órgão independente, político e institucional que atuará em benefício da população feminina.
A Procuradoria da Mulher terá a missão de garantir a participação efetiva das vereadoras nas atividades e órgãos da Câmara Municipal da Serra. Suas principais atribuições incluem:
I – Receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher;
II – Fiscalizar e acompanhar a execução de políticas públicas voltadas para as mulheres, programas municipais que promovam a igualdade entre os gêneros, além de implementar campanhas educativas e antidiscriminatórias;
III – Cooperar com órgãos municipais, estaduais e nacionais, públicos e privados, para a implementação de políticas voltadas para as mulheres;
IV – Promover pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre violência, discriminação contra a mulher e a representação feminina na política, fornecendo subsídios às Comissões da Câmara Municipal e à sociedade.
Com a inclusão dessa resolução no Regimento Interno da Casa, a Câmara da Serra dá um passo importante na melhoria das políticas públicas municipais, especialmente considerando que o município figura entre os mais afetados pela violência contra as mulheres no Brasil.
“A criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal da Serra é um avanço significativo na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência e discriminação. Esse novo órgão fortalecerá a participação feminina no legislativo, garantindo um canal institucional dedicado a acolher denúncias, monitorar políticas públicas e promover ações de conscientização. É um passo fundamental para uma sociedade mais justa e igualitária, reafirmando nosso compromisso com a proteção e valorização das mulheres serranas”, afirmou Saulinho, Presidente da Câmara Municipal da Serra.
A criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal da Serra é mais do que uma conquista institucional; é uma ação concreta em prol da igualdade de gênero e do fortalecimento dos direitos das mulheres no município. Com esse novo espaço, a Câmara reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a voz feminina seja ouvida e respeitada em todas as esferas. A medida representa uma vitória para todas as mulheres da Serra e um exemplo de que é possível promover mudanças significativas por meio da união de esforços no legislativo e na sociedade.
![biccasjunior](https://diariocapixaba.com.br/wp-content/uploads/sites/75/2024/11/pedro.png)
Pedro Paulo Biccas Jr.
Jornalista (0003813/ES)
Cientista Político (USP)
Especialista em Planejamento Estratégico (FGV)
Especialista em Liderança, Mentalidade e Desenvolvimento Contínuo (PUC-RS)
Especialista em Mídias Digitais (FGV)