Vereadora promove abaixo-assinado pelo fim da tração animal na Serra

Vereadora promove abaixo-assinado pelo fim da tração animal na Serra

A vereadora Raphaela Moraes está promovendo um abaixo-assinado pelo fim da exploração animal através do uso de carroças puxadas por animais no município da Serra. Neste fim de semana, o projeto já chegou a marca de 2 mil assinaturas.

A vereadora, que é autora de outras 25 leis vigentes na Serra, explica que a ação tem por objetivo o fim a tração animal. Substituido o uso do cavalo por um carrinho, denominado como cavalo de lata, que já existem em outras cidades do Brasil.

Na última sexta-feira (14) ocorreu a quarta tarde de coleta de assinaturas nas ruas da Serra e o abaixo assinado já conta com mais de 2000 assinaturas físicas, além de 330 assinaturas realizadas neste link.

“O sofrimento deles é visível: feridas abertas, fome, sede e dor constante. Precisamos pôr fim a essa crueldade. Não há justificativa para infringir tanto sofrimento a esses animais que só nos oferecem amor e companheirismo”, afirma a vereadora.

O Projeto de Lei Nº 114/2021 foi vetado na câmara Municipal da Serra em 2021. Em janeiro de 2022 foi reapresentado como Projeto de Lei Nº 01/2022 e segue aguardando votação.

O que prevê o projeto?

O projeto traz a possibilidade de carroceiros serem treinados para novas atividades e inseridos no mercado de trabalho, caso queiram. O Projeto define que toda essa mudança ocorrerá em 3 anos, possibilitando adequação a uma nova realidade que respeita e protege o direito de todos, animais humanos e não humanos (no caso os equinos).

A substituição seria gradativa e com o apoio do município no que tange a doação do novo recurso de trabalho e treinamento dos carroceiros, bem como aplicação de áreas de transbordo para que o entulho tenha correta destinação.

Fonte : Tempo Novo