Unidades de Pronto Atendimento da Serra ultrapassam 13 mil atendimentos por mês em 2025

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Serra estão prontas para acolher quem precisa de atendimentos de urgência e emergência, a qualquer hora do dia ou da noite. Somente nos primeiros meses deste ano, as quatro UPAs do município realizaram, em média, mais de 13 mil atendimentos por mês.
Atualmente, a cidade da Serra conta com três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e uma Pediátrica, em seu território: UPA Serra Sede, UPA de Carapina, UPA de Castelândia e a UPA Pediátrica (em Colina de Laranjeiras).
A estrutura atende à recomendação do Ministério da Saúde, que indica a necessidade de uma UPA para cada 200 mil habitantes. De acordo com o último dado do IBGE, de 2022, a Serra possui 520 mil habitantes.
Somando os atendimentos adultos e pediátricos, a UPA de Serra Sede foi a que teve o maior número de atendimentos neste primeiro trimestre de 2025: 58.052. Em segundo lugar está Carapina, com 55 mil atendimentos, seguida da UPA de Castelândia 49.469.
O objetivo das UPAs é prestar atendimento rápido e qualificado aos pacientes em situação de urgência e emergência, oferecendo os primeiros socorros. Assim, é possível encaminhar a pessoa aos serviços hospitalares de maior complexidade, quando necessário, contribuindo para reduzir a superlotação em hospitais gerais e prontos-socorros.
Todas funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, não possuem exigências para acesso aos serviços e são equipadas com raio-X, eletrocardiograma, laboratório de exames e leitos de observação. As UPAs podem resolver grande parte das urgências e emergências, como:
– Pressão alta;
– Vômitos constantes;
– Febre acima de 39°C;
– Fratura e cortes;
– Infarto e derrame;
– Cólicas renais;
– Falta de ar intensa;
– Dores fortes no peito;
– Crises Convulsivas;
Atendimento pediátrico de urgência e emergência
As crianças e adolescentes de 0 a 15 anos podem receber atendimento médico de urgência e emergência em três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município.
Além da UPA Pediátrica, localizada em Colina de Laranjeiras (anexa ao Hospital Municipal Materno Infantil), as UPAs de Castelândia e Serra Sede também estão preparadas para atender esse público.
De janeiro a março deste ano, por exemplo, só a UPA de Castelândia teve 9.399 atendimentos infantis a menos que a UPA Pediátrica, enquanto a de Serra Sede registrou uma diferença de 5.789.
A UPA Pediátrica foi inaugurada em janeiro de 2024, como uma extensão da Unidade de Pronto Atendimento de Carapina. O objetivo era aumentar a assistência para este público e facilitar o acesso das famílias aos serviços de saúde.
No entanto, o secretário municipal de Saúde da Serra, Diogo Cosme, explica a importância da distribuição desse atendimento entre as três unidades.
“A UPA Pediátrica tem sido um avanço importante para o atendimento das crianças e adolescentes na Serra, mas é fundamental que as famílias saibam que as UPAs de Castelândia e Serra Sede também estão preparadas para atender esse público. Afinal, distribuir a demanda entre essas unidades ajuda a reduzir o tempo de espera e garante um atendimento mais ágil e eficiente para todos os usuários”, finalizou o secretário.
Fonte :Prefeitura da Serra

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.