Trabalho da Serra sobre tuberculose é reconhecido em congresso nacional

Trabalho da Serra sobre tuberculose é reconhecido em congresso nacional

A equipe técnica do Programa Municipal de Tuberculose da Serra realizou trabalho em escolas da rede municipal

Mais reconhecimento pelo trabalho das equipes de saúde da Serra. Desta vez, o trabalho “Ação de Educação em Saúde sobre tuberculose em escolas no município da Serra” foi selecionado para o Congresso Nacional Sobre Eliminação da Tuberculose e Doenças Determinadas Socialmente, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

A apresentação aconteceu nesta terça-feira (26) pela manhã. A categoria do trabalho da Serra foi Intersetorialidade Educação e Saúde. O evento reuniu representantes da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (Rede-TB).

A equipe técnica do Programa Municipal de Tuberculose da Serra foi composta pela Referência Técnica do Programa Municipal de Tuberculose pela Vigilância Epidemiológica, Camila Coelho; a Referência Técnica do Programa Municipal de Tuberculose pela Atenção Primária, Silvia Lyrio; e a pneumopediatra do Programa Municipal de Tuberculose Pediátrica na Unidade Regional de Valparaíso (URS) Valparaíso, Sandra Gomes.

Sobre o projeto

O projeto da Serra tinha como objetivo avaliar os contatos dos alunos diagnosticados com tuberculose em sala de aula e relatar a experiência da educação em saúde nas escolas durante o ano de 2023.

Como resultado, 500 alunos e profissionais de três escolas participaram das ações de educação em saúde, 68 alunos e 30 profissionais da educação passaram por avaliação médica.

Destes, teve positividade de 14% dos alunos e 50 % dos profissionais da educação para Tratamento Preventivo de Infecção Latente. A partir do projeto, também foi elaborado um Fluxograma de Avaliação dos contatos das crianças e adolescentes com a doença tuberculose nas escolas da Serra.

Sobre o Congresso

O Congresso é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Laboratório de Epidemiologia da UFES (LabEPI UFES).

O objetivo é contribuir para a expansão e qualificação dos profissionais da saúde e áreas afins, em nível nacional, propiciando aos participantes o aprofundamento dos conhecimentos para a eliminação da tuberculose e doenças determinadas socialmente.