Situação precária no transporte escolar expõe crianças a condições desumanas

Situação precária no transporte escolar expõe crianças a condições desumanas

Crianças dependem do transporte para terem acesso à educação, mas para muitas delas, a jornada até a escola se torna uma experiência desumana e perigosa.

Em uma recente denúncia chocante, foi revelado que um único ônibus da Emanuel Transportes e Turismo Ltda ME transportava 60 crianças, com 4 crianças por poltrona e muitas delas obrigadas a ficarem de pé, em condições que lembram o transporte de gado.

A situação se agrava ainda mais quando se considera que muitos desses ônibus não possuem ar condicionado, deixando as crianças sujeitas ao desconforto e aos riscos de superaquecimento, especialmente em dias quentes. Além disso, há relatos alarmantes de que várias janelas desses veículos estão seladas, violando as regulamentações de segurança e colocando em risco a saúde e o bem-estar dos passageiros mirins.

A falta de acesso antecipado às escolas também é uma preocupação, já que algumas instituições não permitem que as crianças entrem antes do horário estabelecido, obrigando-as a esperar dentro dos coletivos, muitas vezes por longos períodos de tempo.

Um relato indignado de uma mãe, Renata, destacou a situação absurda enfrentada por essas crianças. Nossa redação entrou em contato com a Emanuel Transportes e Turismo Ltda ME, porém, a empresa se recusou a comentar sobre o assunto, direcionando a ligação para um suposto setor de comunicação, até que a ligação foi encerrada.

Confira o valor do contrato com a empresa:

No entanto,  muitos desses veículos operam sem o devido sistema de refrigeração, submetendo as crianças a condições de calor extremo e desconforto durante as viagens.

Tal situação revoltante não passou despercebida pelas autoridades. O Conselho Tutelar foi acionado e representantes do povo na Câmara Municipal foram informados sobre o problema. No entanto, medidas concretas ainda não foram tomadas para resolver essa questão urgente.

 

Para piorar a situação já desesperadora, relatos indicam que uma motorista, aparentemente nervosa, colocou em risco a vida de pedestres ao jogar o ônibus na direção de um denunciante, em uma tentativa de atropelamento.

Esse é um retrato alarmante da realidade enfrentada por muitas crianças em seu percurso escolar diário. É urgente que as autoridades competentes tomem medidas imediatas para garantir a segurança e o bem-estar desses jovens estudantes, proporcionando-lhes um transporte digno e seguro para que possam exercer seu direito fundamental à educação.

Vídeos retirado da Rede Social : https://www.instagram.com/antonio_carlos_cea/