Serviço “Papa-treco” está com agenda aberta para recolher móveis inutilizáveis

Serviço “Papa-treco” está com agenda aberta para recolher móveis inutilizáveis

Móveis e eletrodomésticos da linha branca, bicicletas, entre outros bens que não são mais utilizados, os chamados inservíveis, precisam ser descartados da maneira correta. O ato de colocar esses itens na calçada ou mesmo em um terreno baldio, é considerado infração ao Código de Posturas.

Para ajudar a quem precisa se desfazer de um desses bens e dar a destinação correta, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), lançou no primeiro dia desta gestão, em 04 de janeiro de 2021, o programa Serra Cidade Limpa e Saudável, que abarca o serviço “papa-treco”, de coleta gratuita de inservíveis.

O secretário de Serviços da Serra, Enio Bergoli, destaca a importância do serviço para o município e seus moradores.

“Sempre friso que o descarte correto de bens que não utilizamos mais faz bem a todos. É uma das principais ações para manter a cidade limpa, organizada e ainda ajudar o próximo”, declara Enio Bergoli.

Doações

Na Serra, os materiais coletados que ainda estão em condição de uso são doados à população carente, mediante encaminhamento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Como agendar o papa-treco

Para solicitar a retirada de materiais reutilizáveis ou não, moradores de todos os bairros do município devem fazer o agendamento pelo canal oficial do papa-treco, por meio do WhatsApp (27) 99503-3549.

Móveis e eletrodomésticos em condição de uso, podem ser retirados por quem precisa, às segundas, quartas e sextas-feiras, mediante agendamento prévio, no galpão do serviço, localizado na Rua Projetada, 487, bairro Novo Porto Canoa.

Para ter acesso a um ou mais itens, é preciso estar cadastrado no CadÚnico e apresentar a Folha Resumo do cadastro. Pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEIs) podem ser beneficiados com os materiais.

No caso de o material não ter mais condições de utilização, se for reciclável, é enviado às associações de catadores e o rejeito é triturado e encaminhado ao aterro sanitário. Esse conjunto de ações do papa-treco colabora com a sustentabilidade.

Reprodução PMS