Serra terá mutirão de cadastramento de cuidadores de pessoas com deficiência para acesso ao cartão

Serra terá mutirão de cadastramento de cuidadores de pessoas com deficiência para acesso ao cartão

No próximo dia 25 de fevereiro, das 9h às 16h horas, no Pró – Cidadão, localizado em Portal de Jacaraípe, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), vai realizar o primeiro mutirão para o cadastramento dos beneficiários e de suas cuidadoras (es).

Instituído pela administração municipal, por meio da Lei 5.698/2023, conhecida como a Lei Gustavo Soares, o cartão visa garantir atendimento prioritário no município para as pessoas com deficiências e de suas cuidadoras (es).

A documentação necessária para solicitar o cartão é:

– RG documento oficial de identidade (da cuidadora e da pessoa com deficiência)

– CPF (da cuidadora e da pessoa com deficiência)

– Comprovante de residência (da pessoa com deficiência)

– Laudo médico (da pessoa com deficiência)

– Foto 3×4 (da cuidadora e da pessoa com deficiência, caso seja solicitada a confecção do cartão de identificação para ela).

A secretária de Direitos Humanos, Lilian Mota, destaca a importância da iniciativa e espera um número significativo de solicitações no primeiro mutirão. “Esse cartão é inédito no país e atende a reivindicações antigas. A expectativa é de 600 atendimentos neste primeiro mutirão”.

O cartão de identificação será emitido gratuitamente, e terá validade em todo o município, devendo ser renovado a cada cinco anos.

Para demais dúvidas:

Contato: Departamento de Direitos Humanos. Responsável: Alexandra (027) 98182-0968 (ligação e WhatsApp) e por e-mail: [email protected].

Fonte: PMS