Serra se destaca com o único Ambulatório de tratamento da Psoríase no Estado

Serra se destaca com o único Ambulatório de tratamento da Psoríase no Estado

No último 29 de outubro foi o Dia Mundial da Psoríase. A doença não é contagiosa, mas acomete entre 1 a 2% da população, homens e mulheres na mesma proporção. E na Serra a Secretaria de Saúde (sesa) conta desde de 2019 com o Ambulatório Municipal de Psoríase, o único no Estado.

O Ambulatório de Psoríase da Serra funciona no espaço do Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro. Atualmente, estão sendo atendidos cerca de 300 pacientes com psoríase, segundo a dermatologista da Sesa Cristiani Banhos.

O atendimento é feito todas as quartas-feiras, das 7 às 19 horas. Para receber o tratamento, o paciente deve procurar a sua unidade de saúde de referência para uma consulta médica, caso identificada a necessidade, ele será referenciado pelo próprio município (via Regulação Municipal) para o Ambulatório.

O que é psoríase?

A psoriase é uma doença inflamatória crônica, não contagiosa, que se apresenta na pele com lesões descamativas nas regiões do couro cabeludo, cotovelos, joelhos, unhas e, em alguns casos, na região genital, e que podem causar coceira.

Além da pele, pode comprometer outros sistemas como o cardiovascular, articular, ocular, intestinal, dentre outros.

“Não é uma doença estética e tem fatores que a agravam em indivíduos geneticamente predispostos como estresse, tabagismo, alcoolismo, infecções e alguns medicamentos utilizados para tratamento de outras doenças, entre outros fatores”, explica a dermatologista Cristiani Banhos.

A psoríase pode se manifestar na forma leve, moderada ou grave. A leve é aquela que compromete menos de 10% de área de superfície corporal e responde ao tratamento apenas com pomadas, sem doenças associadas, como as articulares.

A grave é quando acomete áreas especiais, como face, palma da mão e planta dos pés, genitália, que geram impacto grande na qualidade de vida sem resposta a medicação tópica, ou quando o comprometimento é maior que 10% da área de superfície corporal. Há casos de pacientes que desenvolvem infecções secundárias.

Tratamento 

O tratamento da psoríase pode ser de uso tópico, com pomadas, medicamentos via oral ou injetável (biológicos) a depender da gravidade da doença. Os medicamentos quando necessários são fornecidos pela Farmácia Cidadã.

Fonte : Prefeitura da Serra