Serra registra redução nos crimes de janeiro a novembro

Serra registra redução nos crimes de janeiro a novembro

O último encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de 2023 foi realizado na segunda semana de dezembro e concretizou os números positivos em relação à segurança na Serra. O índice que mais chamou a atenção foi a redução no número de homicídios.

Desde 2012, o município da Serra segue para uma redução de mais de 66% no número de homicídios. De janeiro a novembro de 2023 foram registrados 96 homicídios na Serra. O resultado expõe uma redução de 22% nos casos, tendo em vista que no mesmo período de 2022, 123 crimes dessa tipificação foram registradas.

Entre os outros índices que reduziram neste ano estão crimes de tóxico (-3,56%), crimes contra o patrimônio (-3,85%) e roubo de veículos (-13,7%).

Outras tipificações que também apresentaram queda foram estelionato/fraude (-5,9%), roubo a pessoa em via pública (-9,5%), furto em estabelecimento comercial (-3,5); furto em residência e condomínio (-22,1%), crimes informáticos (-23,2%) e roubo em estabelecimento comercial (-12,4%).

A reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) é um espaço para debater políticas públicas com foco na temática da segurança. O encontro é realizado pela Secretaria de Defesa Social (Sedes) e envolve diversos agentes públicos.

Trânsito

O número de vítimas fatais em acidentes de trânsito também diminui na Serra. De janeiro a novembro de 2023, 57 vítimas foram registradas e, no mesmo período de 2022, ocorreram 78 casos. Esse dado representa uma queda de 26,9%.

Enquanto vidas forem perdidas no trânsito, a meta não foi alcançada. Para contribuir com a redução de vítimas fatais, o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra investe fortemente em ações educativas e fiscalização do trânsito. Somente em 2023, mais de 24 mil pessoas foram alcançadas por essas iniciativas.

Fonte : Prefeitura da Serra