Serra registra redução de 15% nos casos de dengue, mas atenção permanece elevada
Apesar do crescimento alarmante da epidemia de dengue no Brasil, com uma média de 17 mil novos casos por dia sendo notificados em 2024, e a declaração de estado de emergência em vários estados, incluindo o Espírito Santo, a cidade da Serra apresentou um cenário de redução de casos registrados entre 18/02/2024 e 24/02/2024, comparado ao mesmo período do ano passado.
Os dados foram fornecidos ao Jornal Tempo Novo pela Secretaria de Saúde da Serra, baseados no último Informe Técnico sobre Arboviroses.
De acordo com os números, foram notificados 3.862 casos de dengue neste ano, representando uma redução de 15,34 % referente ao mesmo intervalo de 2023 quando foram registrados 4.562 casos.
Embora o município tenha experimentado uma diminuição nos casos, as autoridades de saúde permanecem vigilantes. A incidência de óbitos por dengue no município permanece zerada em 2024, enquanto no mesmo intervalo de 2023 foram registrados dois óbitos.
Ações de combate e estratégias de prevenção
Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de combate à dengue. O 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) de 2024 foi concluído, visando mapear os pontos de maior infestação e aprimorar as estratégias de combate.
Destacam-se as ações envolvendo a comunidade, especialmente aos finais de semana, com visitas domiciliares para eliminar focos do mosquito. A população também está sendo instruída sobre práticas preventivas em suas residências. Mutirões ao longo do ano, com a participação de vários setores, têm sido promovidos para reforçar o combate à dengue.
A Secretaria de Saúde ressalta que as ações de combate no município continuam de forma regular e contínua, abrangendo a colocação de larvicidas, pulverização com bombas costais, educação em saúde, bloqueios conforme casos notificados, e visitas estratégicas a locais propensos à proliferação do mosquito.
Serra oferta vacinação contra dengue para crianças de 10 e 11 anos
A Secretaria de Saúde da Serra reforça a importância da imunização contra a dengue e informa que as unidades de saúde continuam oferecendo a vacina de segunda a sexta-feira para crianças de 10 a 11 anos, com possibilidade de agendamento online no site da Prefeitura da Serra.
A vacinação está disponível nas Unidades Regionais de Saúde (URS) de Valparaíso, Jacaraípe, Novo Horizonte, Feu Rosa, Serra Sede e Serra Dourada e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Planalto Serrano Bloco A, Planalto Serrano Bloco B, Jardim Carapina e Vila Nova de Colares. O horário de funcionamento é das 8h às 16h e as demais unidades receberão a vacina no decorrer desta semana.
Para realizar a vacinação, é necessário levar documento pessoal com foto, CPF ou Cartão do SUS, além da Caderneta de Vacinação.
Ministra de saúde passa Dia D de combate à dengue na Serra
No último sábado, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, veio à Serra para participar de em ações de combate aos focos do Aedes aegypti. A escolha do município foi motivada por ser o mais populoso do estado, que está em estado de emergência para dengue desde 21 de fevereiro de 2024, com seis mortes pela doença e mais de 52 mil casos prováveis apenas neste ano.
A ministra realizou visitas a locais públicos e domicílios, acompanhada de agentes de saúde.
“Estou aqui porque queria começar esse ‘Dia D’ em um estado que está em situação de emergência, que, infelizmente, é o caso do ES. Fazer isso significa uma mensagem de que nós vamos, juntos, reduzir o problema que já está colocado aqui, eliminando os focos do mosquito da dengue. Além disso, o ES tem se destacado no empenho e nas ações de saúde”, afirmou a ministra, durante cerimônia realizada na Unidade Regional de Feu Rosa.
O governador capixaba, Renato Casagrande, também presente no evento, destacou a importância da ciência e ressaltou a gravidade da situação, com 98 mortes no ano passado e seis já em 2024.
Prevenção e monitoramento constantes na Serra
Desde outubro, a prevenção e monitoramento da dengue são temas centrais na Sala de Situação em Saúde do município. Uma equipe técnica analisa sistematicamente os dados dessa arbovirose, reunindo-se semanalmente para avaliar a situação e traçar estratégias baseadas no Plano Municipal de Contingência das Arboviroses. Além disso, a prefeitura destaca a importância da vacinação contra a dengue.
A situação continua sendo acompanhada de perto pelas autoridades de saúde, que trabalham para manter a redução nos casos e garantir a segurança da população.
Fonte : Tempo Novo
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui