Serra inicia Levantamento da Infestação do Mosquito Aedes aegypti

Serra inicia Levantamento da Infestação do Mosquito Aedes aegypti

Tem início, nesta segunda-feira (06), o 2º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) de 2024. O objetivo é identificar os locais com focos do mosquito responsável por transmitir dengue, zika e chikungunya.

O LirAa consiste em um método simplificado estabelecido pelo Ministério da Saúde para obtenção rápida de indicadores entomológicos e que permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti.

O objetivo é identificar os locais com focos do mosquito, possibilitando traçar um mapa dos pontos mais infestados. Com isso, é possível aperfeiçoar o planejamento de ações de combate e criar estratégias para exterminar os criadouros.

É importante lembrar que a atividade está sujeita às variações do tempo como, por exemplo, a chuva e a possíveis problemas mecânicos de equipamentos.

Ações de combate

Vale ressaltar que as ações de combate ao vetor da Secretaria de Saúde da Serra acontecem em todo município ao longo da semana de forma regular e contínua com serviços como: colocação de larvicidas nas valas e córregos; trabalho com bombas costais para pulverização; atividades de educação em saúde; visitas domiciliares; bloqueios de acordo com os casos notificados; e visitas a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros).

Prevenção e monitoramento

A prevenção e monitoramento da dengue requerem cuidados e, desde outubro, o assunto é tema em discussão na Sala de Situação em Saúde do município, na qual os dados dessa arbovirose e os casos são analisados sistematicamente por uma equipe técnica com objetivo de organizar os serviços, controlar a doença e evitar óbitos. Semanalmente, os técnicos se reúnem para avaliar a situação  e traçar estratégias com base no Plano Municipal de Contingência das Arboviroses.

Fonte : Prefeitura da Serra