Serra disponibiliza Programa para Cessação do Tabagismo no Dia Mundial sem Tabaco
Muita gente quer largar o vício no cigarro e se esforça sozinho para sair da dependência. Mas sabia que é possível buscar ajuda para isso? Na Serra o tratamento contra o vício é ofertado por meio do Programa de Controle do Tabagismo.
Esta sexta-feira (31) marca o Dia Mundial Sem Tabaco. Moradora de Alterosas, Alaíde Rodrigues Chaves, 59 anos, procurou o Programa na Unidade Regional de Saúde (URS) de Feu Rosa, e está sem fumar desde abril.
“Eu fumava desde os 12 ou 13 anos, não eram muitos cigarros por dia, eram cinco a seis. Nunca gostei de fumar na rua, pois acho feio, mas se precisasse eu me escondia das minhas filhas e dava meu jeitinho para ascender um cigarro. Só que era um vício e eu não conseguia parar”, disse.
Alaíde conta que recebeu orientação de enfermeiros, nutricionista, professor de Educação Física e de uma médica. “A ansiedade me atrapalhava, mas eles me ajudaram com isso. No início, depois do almoço ou do café, era muito difícil. Mas agora estou desde abril sem fumar e não pretendo voltar nunca mais. Precisa ter força de vontade”, falou.
O apoio recebido por outros participantes do Programa de Combate ao Tabagismo também foi muito importante para Adelaíde. “Nós vamos conversando um com o outro, cada um tem sua história para contar”, comentou.
Programa de Combate ao Tabagismo
Em 2023, na Serra, 280 pessoas recorreram ao Programa de Controle do Tabagismo. O tratamento conta com equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.
Após o acolhimento da equipe de saúde, o paciente é submetido a testes para avaliar seu grau de dependência. Após a avaliação, é realizada uma triagem para o tipo de atendimento, que pode ser em grupo ou individualizado.
Locais de funcionamento: nas Unidades Regionais de Saúde de Valparaíso, Feu Rosa, Novo Horizonte, Jacaraípe, Serra Dourada e Serra Sede.
Acesso: o interessado deve se dirigir à unidade de saúde de sua referência. É importante levar cartão do SUS, comprovante de residência e documento com foto.
Fonte : Prefeitura da Serra
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui