Quem passou a época de folia na Serra aproveitou os dias de Carnaval com uma alta sensação de segurança. Isso porque as forças de segurança que atuam na cidade se integraram e planejaram estratégias para que o Carnaval fosse seguro e pacífico para todos os foliões. E os números mostram que o resultado foi positivo.
Nos locais onde as festividades de Carnaval estavam presentes, não houve homicídios. Em outras tipificações, houve quedas significativas nos crimes contra o patrimônio (-32,2%); furto e roubo a pessoa em via pública (-34,8%); furto e roubo em estabelecimento comercial (-3,2%); e no crime de tóxicos (16,9%).
Os dados constam nos registros da Delegacia On-line da Segurança Pública do estado do Espírito Santo (DEON) e do Observatório de Segurança Pública. Eles são relativos aos dias entre 1° e 13 de fevereiro de 2024, em comparação com este mesmo período do ano passado.
Além das tipificações positivas, o número de policiamento preventivo da Guarda Civil Municipal (GCM) aumentou de modo considerável, foco nas orlas e balneários. Isso se dá em razão das 384 escalas extras no efetivo da corporação durante os quatro dias de folia.
Trânsito
No Carnaval, o Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT) também aumentou a presença dos agentes municipais nas principais vias e balneários do município. Nos dias 10, 11, 12 e 13, o DOT realizou a Operação Lei Seca, em parceria com a GCM. Foram feitas 367 abordagens durante a ação que promovia a seguinte temática: álcool e direção não combinam.
E o trabalho foi feito justamente para colher o resultado divulgado nesta quinta, dia 15, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), quando foi exposto que, durante o Carnaval, não houve registros de acidentes com vítimas fatais.
Um marco significativo que mostra que todas as vidas importam e que as ações educativas, o trabalho da engenharia de trânsito e as operações de fiscalização são importantes passos para salvar vidas.