Serra aposta em transparência e inclusão com a iniciativa Linguagem Simples

Serra aposta em transparência e inclusão com a iniciativa Linguagem Simples

A Prefeitura da Serra deu um passo importante para garantir uma comunicação mais clara e acessível com os cidadãos com a criação do Programa Municipal de Linguagem Simples. A partir de agora, todos os órgãos e servidores da prefeitura devem seguir orientações para tornar mais fácil o entendimento das informações oficiais.

A iniciativa, que visa eliminar barreiras na compreensão de textos institucionais, promovendo maior transparência e participação popular, é pioneira entre cidades do Espírito Santo. A Serra também é uma das poucas no Brasil a desenvolver essa política, tornando-se um exemplo de que inovação não é feita apenas com o uso de tecnologia.

As novas regras de linguagem se aplicam a todos os materiais do governo municipal. O programa está disponível no site da Prefeitura no endereço: https://www.serra.es.gov.br/secretaria/SEICIT  .

A criação do programa é do Laboratório Serra Inova+, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, junto com a Secretaria de Comunicação. A meta é tornar a informação pública mais clara e acessível para todos.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, informa que a implementação do Programa de Linguagem Simples será acompanhada de diversas ações para estimular a adesão dos servidores. “ O programa virá acompanhado de ações para apoiar os servidores. Haverá treinamentos, materiais de apoio e espaços para troca de experiências. Queremos que os servidores liderem essa mudança e ajudem a tornar a comunicação do governo mais simples e eficiente”, afirma Trindade.

A secretária de Comunicação da Serra, Renata Salgueiro, também comenta a importância do programa. “Com a adoção da Linguagem Simples, a Prefeitura da Serra busca fortalecer a relação entre governo e cidadãos, garantindo que as informações oficiais sejam compreendidas por todos. Ao eliminar barreiras no entendimento de documentos públicos, a administração municipal reforça seu compromisso com a transparência, a inclusão e a eficiência na prestação de serviços”, avalia Salgueiro.

Linguagem Simples no Brasil

A iniciativa da Prefeitura da Serra segue uma tendência nacional de simplificação da linguagem nos órgãos públicos. O Brasil tem avançado na regulamentação desse tema, como demonstram a Lei nº 13.460/2017, que assegura aos cidadãos o direito a informações claras sobre serviços públicos, e a Lei nº 14.129/2021, que reforça a necessidade de uma comunicação eficiente e acessível no setor público.

Além disso, o Senado aprovou um projeto que obriga todos os órgãos públicos a usarem a linguagem simples. O projeto segue agora para análise da Câmara dos Deputados. Algumas prefeituras, como a de São Paulo, já adotaram essa política para reduzir a burocracia.

Fonte : Prefeitura da Serra