Serra abre 2.100 vagas para castração gratuita de cães e gatos

Serra abre 2.100 vagas para castração gratuita de cães e gatos

O prefeito Sergio Vidigal anunciou, nesta segunda-feira (22), a retomada do serviço de castração gratuita para cães e gatos na Serra, uma demanda antiga da proteção animal e dos moradores. A iniciativa faz parte do Programa ARCA (Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos).

Para ter acesso ao serviço, é preciso fazer agendamento somente via internet, pelo site disponibilizado pela prefeitura.

Após a realização do cadastro, será feita a seleção dos tutores, de acordo com os critérios de prioridade do programa e, em seguida, o encaminhamento para a clínica que irá realizar o tratamento.

Antes de levar os animais para a clínica, os tutores contemplados com a castração de seus animais deverão participar de uma palestra com a equipe da Semma, na qual serão abordados os conceitos da guarda responsável e orientações sobre os cuidados necessários antes e após a cirurgia de castração.

O prefeito destacou a importância do programa. “Com as castrações gratuitas, controlamos a população de animais de rua, melhorando a qualidade de vida desses bichos. Nosso programa é o mais abrangente do Espírito Santo nesse aspecto”, afirmou ao Jornal Tempo Novo

Veja como conseguir a castração gratuita para cães e gatos na Serra

Os moradores da Serra já podem se cadastrar para solicitar castração gratuita de cães e gatos. A iniciativa é feita pelo programa ARCA (Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos) e, atualmente, oferece 2.100 vagas para o procedimento.

Os cadastros devem ser realizados através do site do Programa ARCA.

Prioridade

O Departamento de Bem-Estar Animal (DBEA) explica que terão prioridade no atendimento os animais cujos tutores são de baixa renda inscritos no CadÚnico, protetores independentes ou ONGs.

Além disso, a seleção das vagas leva em consideração a área com maior densidade populacional de animais e áreas com maior incidência de zoonoses.

Fonte : Tempo Novo