“Se há uma coisa que torna a política um ambiente menos nocivo, é empregar transparência em tudo”

“Se há uma coisa que torna a política um ambiente menos nocivo, é empregar transparência em tudo”

O município de Serra é o mais populoso do Estado, com mais de 530 mil habitantes, segundo a prévia do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A cidade tem 64.764 empresas ativas, em seus 129 bairros. Dentre as atividades que compõem o PIB municipal, se destacam o setor de serviços, o comércio e a indústria de transformação.

Suas dimensões e indicadores a tornam uma das cidades mais importantes do Espírito Santo.

Atualmente, 23 vereadores compõem a Câmara do legislativo municipal, dos quais, apenas cinco foram reeleitos, em 2022.

Dentre as propostas de renovação eleitas como legisladores, o vereador Professor Artur Costa (Solidariedade) tem se destacado como um dos mais atuantes e engajados opositores do prefeito Sérgio Vidigal.

Artur é casado, tem 38 anos e, por 15 deles, trabalhou como educador físico.

O vereador, que obteve 1.771 votos, é morador do bairro Barcelona e conversou com o Portal Folha Serra e Política Capixaba sobre o balanço de realizações dos seus dois primeiros anos de mandato. Confira:

Com base no IPC Maps, que mapeia o potencial de consumo dos municípios brasileiros, o poder de compra das pessoas de Serra caiu em 2022, fazendo com que o município perdesse duas posições no ranking da Região Metropolitana. A que o senhor atribui essa queda e o que pode ser feito para recuperar o crescimento da cidade?

O poder de consumo está diretamente ligado à oferta de emprego, bem como a renda média da população. A Serra passou por um boom de empregos e crescimento há poucas décadas, quando foram criados os polos industriais Civit I e II. Com uma população majoritariamente operária, o desenvolvimento veio com a atração de muitas empresas.

A partir daí, o grande desafio foi manter o ritmo de crescimento. Para isso, é essencial termos governos antenados às tendências mundiais, ofertando incentivos fiscais e estrutura para a cidade, tornando o ambiente favorável para negócios.

Sou um grande incentivador da livre iniciativa e da propriedade privada, e penso que elevar a economia passa por tirar o peso do Estado de cima dos empresários, mantendo sempre o bom senso. Não é um assunto simples, mas certamente o incentivo fiscal e a estruturação da cidade, para favorecer a logística, são dois pontos essenciais.

Outro ponto importante é incentivar a economia verde, a geração de energias renováveis. Recentemente propus uma lei para incentivar a energia solar na cidade através do desconto no IPTU. O projeto ganhou notoriedade entre os empresários do ramo, inclusive em portais nacionais. Muitos consumidores me procuraram também, empolgados com a ideia. Mas infelizmente o prefeito vetou por questões políticas, por incrível que pareça!

Esse é um bom exemplo de que essa gestão não está favorecendo a economia moderna. O maior objetivo desse grupo é favorecer quem “passa pano” para tudo que eles fazem. Se quisermos voltar a subir no ranking do poder de consumo, precisamos mudar essa mentalidade.

O senhor tem uma forte voz de oposição à gestão do prefeito Sérgio Vidigal. Quais são as suas principais críticas? Acha que o Executivo está guiando a cidade de Serra para o rumo certo?

Eu respeito à história do prefeito Sérgio Vidigal, mas a atual gestão está desastrosa. A impressão que tenho é que eles pararam no tempo, acham que estão governando em 1996.

Os atuais gestores, e aí eu incluo o prefeito e boa parte do secretariado, praticam a velha política: governam apenas para os bajuladores. Os parlamentares de oposição sequer são atendidos ou respondidos pelo Executivo. Precisam recorrer ao Ministério Público ou Poder Judiciário para exercerem a fiscalização. Isso dificulta até para solicitar ou propor melhorias para a cidade. Alguns dizem que “faz parte” da política, mas eu discordo.

Penso que os gestores precisam deixar a politicagem de lado e fazer o que é melhor para o povo. Governar só para quem “puxa o saco” do prefeito é a pior representação da velha política.

Outro ponto que considero gravíssimo é a priorização do orçamento público. Tentamos debater isso na LOA 2023, mas fomos voto vencido. Hoje a Serra tem um super orçamento para as Secretarias de Comunicação e Cultura, por exemplo, investindo milhões em coisas menos urgentes, como iluminação de natal e enfeites em praças, mas deixando a desejar na Saúde. Se você levar em consideração que o prefeito é médico, isso se torna ainda mais inconcebível.

Essa área da Saúde tem sido alvo de vários questionamentos da população, inclusive fiz recentemente vários requerimentos de informações sobre contratos da Prefeitura. O portal da transparência é confuso e precisamos abrir essa caixa preta. Se o Prefeito é médico e trata a Saúde dessa forma, o que esperar das outras áreas?

Esses são apenas alguns exemplos. O modelo é perigoso e deixa rastros, portanto não acredito que esse é um bom caminho.

E com relação aos demais vereadores, como é a sua relação e alinhamento de interesses com os colegas parlamentares?

Minha relação com os vereadores é muito boa. Mesmo sendo da oposição, dialogo com os vereadores da base tranquilamente. Alinhar interesses com todos é difícil, apesar de eu acreditar que todos querem o bem do Município. Mas quando você tem parlamentares que são aliados da gestão e outros não, é natural que tenham prioridades diferentes. Mas a relação, em si, é cordial com todos.

O bairro Barcelona é o seu berço político. Quais eram as principais reinvindicações das pessoas da região e em que o senhor já pôde contribuir?

Quando assumi, em 2021, a principal reinvindicação da comunidade era a presença do vereador no bairro para ouvir os moradores. Por isso abri um gabinete dentro do bairro, um espaço aberto para a comunidade e que é 100% custeado por mim. Eu e minha assessoria estamos perto da população todos os dias.

Em questões estruturais, algumas regiões do bairro sofriam com problemas de drenagem, o canteiro central e as praças precisavam de reparos, faltavam pessoas para fiscalizar as ações da prefeitura nas obras e serviços.

No início do mandato eu era da base aliada, e com muito esforço e cobrança nós conseguimos levar obras de drenagem e pavimentação para Barcelona. Conseguimos contemplar o bairro logo no início do programa de iluminação de LED para os postes, conseguimos reformar praças e o canteiro central, e hoje os serviços chegam com mais frequência.

De forma independente da Prefeitura, sendo oposição, as conquistas não pararam: recriamos uma horta comunitária, organizamos eventos esportivos e, principalmente, criamos um programa de divulgação gratuita dos comércios, o BTT (Barcelona Tem Tudo).

Uma das ações de destaque do seu mandato é essa divulgação do comércio local, por meio de suas redes sociais. Comente sobre a importância dos comércios de bairro e sobre os resultados obtidos por meio dessa visibilidade, já que o senhor possui milhares de seguidores.

O BTT é realmente um sucesso. Através desse programa, já gravamos e editamos vídeos de divulgação em mais de 60 comércios e alcançamos mais de 140 mil visualizações no Instagram, o que tem impulsionado muito as vendas da região.

A ideia inicial veio de uma conversa com um comerciante, e imediatamente nós aprimoramos o programa e colocamos em prática. O comércio é a locomotiva da nossa economia, e beneficia muito a população local. A livre concorrência beneficia o consumidor com os preços, e um comércio fortalecido traz emprego, renda e arrecadação. Eu já tive comércios, inclusive em Barcelona mesmo, portanto sei da importância do setor e seus desafios.

O marketing é tudo, e quando nós propomos uma forma gratuita de fazer isso com um bom alcance de pessoas, os comerciantes se sentiram valorizados. Temos relatos de comerciantes que receberam clientes vindos de Cariacica e Vitória para comprar em suas lojas, e que conheceram através do BTT. Isso é sensacional.

E sobre o projeto Gabinete nos bairros? O que o senhor pensa sobre os políticos que ficam inacessíveis depois de eleitos?

O Gabinete nos bairros foi uma das primeiras ações do meu mandato. A verdade é que existia uma máxima sobre muitos políticos, que é ganhar a eleição e “sumir”. Nossa ideia é mudar essa percepção.

Sabemos que o vereador, entre os entes políticos, é o que fica mais próximo do povo, ouvindo as demandas de perto e tratando de questões locais. Inevitavelmente nós acabamos atuando um pouco mais em uma determinada região da cidade, e penso que isso é natural no nosso sistema de representação política.

A Câmara Municipal fica em Serra Sede, que é relativamente longe de Barcelona, por isso eu trouxe uma extensão do gabinete para dentro do bairro. Sinto que assim consigo estar sempre sensível aos anseios da comunidade.

Todas as ações do seu início de mandato estão disponíveis em um relatório do seu gabinete. Essa iniciativa pode estimular às pessoas a cobrarem e se acostumarem com a transparência na relação com seus candidatos eleitos?

Se há uma coisa que torna a política um ambiente menos nocivo, é empregar transparência em tudo. Penso que é dever de todo político eleito dar publicidade às suas ações. Além da rede social, fizemos um relatório impresso e estamos entregando para a população. É uma oportunidade que o eleitor tem para entender nossa atuação, para assim elogiar ou criticar. Serve também de termômetro para nós, pois precisamos saber se estamos trabalhando de forma correta.

Espero que as pessoas se acostumem, sim, com isso, e que cobrem de seus representantes sobre o que têm feito. Afinal, o político recebe pra isso.

O que o senhor pode enumerar como conquistas do seu mandato até aqui?

Posso citar a elaboração de mais de 60 proposições legislativas e mais de 700 protocolos, solicitando serviços na cidade. Fizemos ainda mais de 300 indicações à prefeitura, mostrando áreas que precisam de providências.

Conseguimos direcionar mais de R$ 1,2 milhão em emendas parlamentares, sendo metade desse valor para a Saúde, e o restante distribuído na Educação, Projetos Sociais e Obras.

Contribuímos com a pavimentação e drenagem de várias ruas na região do Civit I e no bairro Barcelona, foram quatro vias contempladas com obras de drenagem e uma rua pavimentada.

Reformamos a Praça de Barcelona e outros dois quilômetros do canteiro, na avenida principal do bairro.

A sinalização do trevo de Taquara foi uma luta muito intensa que tivemos, mas que levou segurança para um local que registrava acidentes toda semana. Falta ainda fazer a obra de mobilidade, mas a sinalização que conseguimos ajudou muito.

A criação do Serra Atleta foi um marco na história do esporte municipal, e partiu de um movimento nosso. A publicidade que temos dado ao trabalho de fiscalização tem servido de exemplo, e também considero uma conquista, pois ajuda a elucidar para o eleitor sobre o que está acontecendo na cidade.

Poderíamos ter ainda mais conquistas, pois fiz várias proposições que não foram acatadas pela Prefeitura.

Uma área que olho com muito carinho é a questão da acessibilidade, fiz uma especialização acadêmica em educação física inclusiva e sei da importância desse tema. Propus alguns projetos de lei nesse sentido, tenho cobrado da Prefeitura a acessibilidade em vários pontos da cidade: vias urbanas, pontos de ônibus, escolas, entre outros.

Assim como no esporte, que ainda temos muito a avançar e a prefeitura está a passos de tartaruga. A aprovação do Serra Atleta é uma conquista, mas ainda falta lançar o edital. Estamos na luta!

Qual seu maior desejo para o município de Serra e como o senhor está planejando o restante do mandato? O que os eleitores ainda podem esperar do seu trabalho?

Meu maior desejo em longo prazo é ver a Serra como protagonista no cenário nacional, liderando o índice de qualidade de vida, sendo referência em transparência e gestão, e sendo uma potência turística e econômica. Em curto e médio prazo, desejo ver um município desburocratizado, moderno e que saiba priorizar seus recursos.

O restante do mandato continuará sendo propositivo, com uma fiscalização responsável e muita proximidade com o povo. Mesmo não estando ao lado da atual gestão em tudo, posso garantir para as pessoas que continuarei sendo a voz deles, expondo problemas e propondo soluções. Estou motivado a mudar a cara da política junto com outros políticos que têm o espírito jovem e moderno.

 

 

Carlos Mobutto | Jornalista da AZ