Projeto leva aposentados para praticar atividades físicas em parques da Serra

Projeto leva aposentados para praticar atividades físicas em parques da Serra

O Projeto “Por inteiro: Meio Ambiente, Corpo e Mente”, busca promover saúde e bem-estar social para idosos por meio da apropriação das “Áreas Verdes Urbanas”, através de práticas saudáveis, como atividade física ao ar livre. O cenário é a Área da Sede do Mestre, no Jardim Botânico em Serra Sede.

De acordo com os organizadores, denominados Projeto Aposentados, as atividades trazem pertencimento aos usuários desses locais, com consequente sensibilização ambiental, por serem parte atuante e integrante deste meio ambiente.

O Projeto está alinhado aos “objetivos de desenvolvimento sustentável” (ODS) 3 da ONU, cujo principal objetivo é garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todas as pessoas de todas as idades.

As áreas verdes urbanas, tais como parques, praças e jardins botânicos, tem grande potencial para utilização nas práticas que promovam a saúde pública (Hartig; et al 2014), sendo grande aliada no contexto das políticas públicas para saúde e meio ambiente. Considerando o contexto atual, a subutilização e/ou mau uso desses espaços, podem torná-los suscetíveis a vandalismo e outras práticas criminosas.

O uso desses locais, para promoção de saúde e hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios, além de trazer benefícios físicos e mentais para os indivíduos, resulta em benefícios coletivos, através da sensibilização à preservação ambiental e a educação ambiental. Promovendo fiscalização voluntária, aumentando o zelo de seus usuários e inibindo ações de vandalismo.

O projeto tem grande potencial de se tornar um Programa de Promoção de Saúde Pública por agir de forma preventiva e baixo custo em relação aos gastos públicos na tratativa de doenças cardiovasculares, hipertensão, obesidade e doenças relacionadas à saúde mental.

Metas

  • Promover práticas de vida saudável e bem-estar social no Jardim Botânico da Serra;
  • Promover a sensibilização e educação por meio da integração e pertencimento ao meio ambiente

Fonte : Tempo Novo