Programa de Erradicação do Trabalho Infantil é marcado por Dia do Lazer no Parque Caminho do Mar
A Secretaria de Assistência Social da Serra (Semas), em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Concase), inicia a partir deste mês de junho as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.
O Dia D da campanha é 12 de junho, considerado o dia nacional e internacional de combate ao trabalho infantil, contudo a ação do Dia de Lazer vai acontecer no próximo sábado, 11, no Parque Caminho do Mar, das 8h às 12h.
A programação, com o tema “Lugar de Criança é brincando e não trabalhando”, tem o objetivo de unir diversão com as ações voltadas à conscientização da população contra o trabalho de crianças e adolescentes, que é proibido no Brasil.
Para compor o dia de lazer, além das intervenções e distribuições de panfletos, serão disponibilizados pula-pula, brinquedos infláveis, algodão doce e pipoca, trazendo a compreensão de que é direito da criança e do adolescente cumprir a jornada escolar e brincar.
A ação também vai contar com a participação do Projeto Valorizar, realizado pela Secretaria de Assistência Social, que leva até aos bairros os serviços oferecidos pela Prefeitura da Serra, como imunização, mapeamento da situação escolar, atualização do CadÚnico, entre outros, somados à música ao vivo e atrações culturais.
A secretária de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, comentou sobre o papel da gestão neste contexto.
“Enquanto política pública, nós precisamos garantir que o trabalho infantil não seja a única alternativa para a família se manter. O trabalho infantil tem que ser visto como uma violação de direito tão grande quanto o abuso. Temos que conscientizar e nos escandalizar ao presenciar esse tipo de situação”, afirmou Cláudia Silva.
A secretária também falou sobre a relevância das ações.
“Junto com os atores envolvidos na rede de proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, estaremos dando continuidade a essa campanha fundamental, de conscientização sobre os riscos trazidos pelo trabalho infantil. Precisamos nos mobilizar para que o trabalho infantil seja visto como algo perigoso e negativo”, destacou a secretária.
Programação Simultânea
A programação não para por aí! No sábado, dia 11, também será realizado o Dia de Lazer, no Parque da Cidade, em Laranjeiras, das 8h às 12h.
O grafite também é um dos destaques da programação. “Arte de ter Direito” vai contar com a participação de grafiteiros da Serra, que vão manifestar sua arte com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a causa. A elaboração do painel será no dia 11, às 15h, no Terminal de Laranjeiras..
Outra intervenção importante são as projeções com imagens e frases de impacto alusivos à campanha, em dois pontos estratégicos de Laranjeiras, na Avenida Norte Sul e na Avenida Eudes Avenida Eudes Scherrer, próximo a Politintas, o lançamento vai acontecer no dia 12 de junho.
A programação completa você encontra no arquivo em anexo.
Denuncie
Não proteger a criança é condenar o futuro. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente determina que o jovem de 14 anos só pode exercer atividade laboral na condição de aprendiz, com todos os direitos trabalhistas e previdenciários assegurados. Em casos de denúncia de trabalho infantil ligue gratuitamente para o Disque 100.
Fonte: PMS
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.