Procon vai orientar consumidores em terminal de ônibus da Serra
Nesta terça-feira (15) em que é comemorado o Dia Internacional do Consumidor, o Procon da Serra fará uma blitz de orientação e atendimento. Uma equipe do órgão estará no Terminal de Laranjeiras durante todo o dia.
Para ter acesso ao serviço, a pessoa deve ter em mãos documento pessoal com foto, comprovante de residência e documentação do caso sobre o qual ela quer tirar dúvidas ou abrir reclamação contra a empresa. Os técnicos atenderão casos diversos que envolvam relação de consumo. Entre eles problemas com empresas de telefonia, lojas, bancos, dentre outros.
A agência do Procon, em Portal de Jacaraípe, funcionará normalmente na terça-feira. Inclusive, os consumidores agendados poderão tomar um café especial no local em comemoração à data.
Ainda faz parte da programação do Dia do Consumidor uma palestra virtual sobre a importância do atendimento humanizado no serviço público que vai acontecer ainda no dia 15, na plataforma Google Meet, a partir das 18h30. O encontro será mediado pela diretora do Procon, Janaína Pereira e terá a fala da professora e pesquisadora Valdeciliana Ramos.
Para participar basta acessar o link: https://meet.google.com/mcv-npdf-jzh, no dia e horário do evento.
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota, afirma que essa ação representa uma proximidade da prefeitura com a população serrana, sendo um compromisso da gestão Sérgio Vidigal fazer com que os serviços estejam mais próximo dos munícipes. ?Estaremos levando esse para outros bairros durante todo ano?, adianta Lilian.
Janaína também salienta que o Procon está de portas abertas para atender ao consumidor diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. ?Por meio das ações do dia 15, queremos estreitar os laços com os consumidores, de modo que possam ter no Procon uma referência e nos buscar sempre que tiverem problema na relação de consumo?, afirma Janaína.
Dia do Consumidor ? a data tem origem em de 1962, quando o presidente americano John Kennedy protocolou uma mensagem ao congresso daquele país reconhecendo o direito dos consumidores. A carta reforçava que o consumidor deveria ser respeitado pelos comércios e tinha uma série de direitos no momento da compra.
O marco no Brasil aconteceu em 1991 quando entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor. O direito do consumidor é focado em quatro pilares: segurança, direito à escolha, à informação e a ser ouvido.
Confira a programação do Dia Internacional do Consumidor na Serra:
– Bliz do Procon
Local: Terminal de Laranjeiras
Horário: das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Documentação necessária para atendimento: documento pessoal com foto, comprovante de residência e documentação sobre o caso
– Palestra: A Importância do Atendimento Humanizado no Setor Público
Local: Plataforma Google Meet – https://meet.google.com/mcv-npdf-jzh
Horário: 18h30
Palestrante: Valdeciliana da Silva Ramos – doutora em Letras pela UERJ, professora universitária e pesquisadora na área de Linguística Forense
Mediadora: Janaína Ferreira Pereira – diretora do Procon Municipal de Serra
Reprodução PMS
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui