Procon Serra orienta consumidores para compras seguras no Dia dos Namorados
Chegamos à época mais romântica do ano e, com a aproximação do Dia dos Namorados, celebrado na próxima quinta-feira (12), o comércio da Serra já está aquecido pela venda de presentes e serviços. Para garantir uma experiência de compra segura e evitar transtornos, o Procon Serra elaborou uma lista de orientações voltadas aos consumidores.
Confira os principais cuidados:
- Exija nota fiscal. O documento é fundamental para eventuais reclamações ou trocas.
- Fique atento aos preços. Produtos devem exibir valores de forma clara. Em caso de parcelamento, o valor total, número de parcelas e eventuais juros devem estar informados.
- Conheça as regras de troca e garantia. Produtos não duráveis têm garantia legal de 30 dias. Duráveis, de 90 dias. A loja só é obrigada a efetuar trocas por questões pessoais se houver acordo prévio por escrito.
- Nas compras online, verifique a segurança. Certifique-se de que o site possui conexão segura (https:// e com cadeado ativado), CNPJ, endereço físico e canais de atendimento.
- Direito de arrependimento. Compras feitas fora do estabelecimento (internet, telefone ou catálogos) podem ser canceladas em até sete dias, mediante registro por escrito.
- Testes e documentação de eletrônicos. Solicite teste na loja e, ao receber em casa, confira o produto antes de assinar. Manual em português, nota fiscal e termo de garantia são obrigatórios.
- Vale-presente exige atenção. A nota fiscal deve indicar prazo de validade, política de troco e locais onde o vale pode ser utilizado. A loja não pode restringir o tipo de mercadoria adquirida.
- Restaurantes: atenção ao cardápio. Preços, taxas e couvert devem estar visíveis. A cobrança de consumação mínima e multa por perda de comanda são práticas abusivas.
- A gorjeta é opcional. Mesmo quando incluída na conta, o pagamento da taxa de serviço não é obrigatório.
- Hotéis e motéis também devem informar preços. Tarifas, tempo de permanência e valores do frigobar devem ser disponibilizados previamente.
Atendimento ao consumidor
O Procon Serra funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Pró-Cidadão, localizado na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe. O atendimento é feito mediante agendamento pelo site http://agendamento.serra.es.gov.br.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (27) 3252-7243. Denúncias podem ser feitas pelo número (27) 3252-7242.
Fonte : Prefeitura da Serra

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