Procon celebra 23 anos com mais de 6 mil atendimentos neste ano
Neste mês o Procon Serra completou 23 anos. Criado em 2001, na primeira gestão do prefeito Sergio Vidigal no município, o órgão é uma referência na defesa dos direitos dos consumidores serranos.
Neste ano, de janeiro ao dia 22 de maio, foram realizados 6.777 atendimentos, dos mais diferentes assuntos. A lista é liderada pelas reclamações a respeito de serviços financeiros, com 2.358 atendimentos no período.
O número é referente aos atendimentos rotineiros na sede do Procon e aos realizados em eventos como o Serra + Cidadã, Procon nos Bairros, Conta Comigo e ações comemorativas nos terminais rodoviários.
“Desde 2021, com o início da atual gestão municipal, o Procon Serra tem procurado expandir a área de atuação, indo para mais perto das comunidades, como nos mutirões de serviços promovidos pela Prefeitura”, explica a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota.
A secretária destaca, ainda, que uma das marcas desta atual administração é promover ações de renegociação de dívidas com empresas diversas. Neste período, de janeiro de 2021 a 22 de maio, os eventos promovidos pelo Procon Serra resultaram no valor de R$ 6.877.261,92 em dívidas renegociadas.
No total, nestes últimos três anos, foram feitos 39.132 atendimentos.
RANKING – RECLAMAÇÕES EM 2024 (ATÉ 22/5/2024):
1) Serviços financeiros: 2.358 atendimentos;
2) Água, energia e gás: 450 atendimentos;
3) Telecomunicações: 427 atendimentos;
4) Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos: 294 atendimentos;
5) Demais Produtos: 278 atendimentos;
6) Demais Serviços: 207 atendimentos;
7) Saúde: 139 atendimentos;
8) Produtos de Telefonia e Informática: 101 atendimentos;
9) Educação: 75 atendimentos;
10) Transportes: 40 atendimentos;
11) Turismo/Viagens: 28 atendimentos.
12) Alimentos: 7 atendimentos;
13) Habitação: 2 atendimentos.
Fonte : Prefeitura da Serra
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