Prefeitura da Serra lançará projeto de reforço escolar

Prefeitura da Serra lançará projeto de reforço escolar

Não é novidade que a pandemia da Covid-19 trouxe diversos prejuízos a todos, nas mais diversas áreas. Entre as perdas acumuladas, está aquela que refere-se ao processo de alfabetização das crianças.

Na Serra, os estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que, nas avaliações diagnósticas realizadas no ano letivo de 2021, não apresentaram os conhecimentos básicos necessários, serão contemplados com o Projeto “Potencializando Aprendizagens”.

O projeto idealizado pela Secretaria de Educação da Serra será ofertado de modo presencial, no próprio turno ou contraturno do estudante, sendo duas aulas semanais, por turma, conforme horário estabelecido pela equipe pedagógica.

As crianças, adolescentes e jovens, que nas avaliações previstas para o mês de março do ano de 2022, apresentarem déficit no seu processo de aprendizagem, em virtude do contexto pandêmico, também serão beneficiados.

O “Potencializando Aprendizagens” visa reduzir os impactos causados ao processo de aprendizagem dos alunos, com foco na redução das perdas educacionais decorrentes da pandemia e melhoria da qualidade da educação ofertada no município da Serra.

O objetivo é desenvolver ações de intervenção pedagógica para garantir a continuidade das aprendizagens dos estudantes dos anos iniciais e finais.

Materiais didáticos

Os materiais didáticos utilizados no Projeto “Potencializando Aprendizagens” serão configurados da seguinte forma:

– Material disponibilizado ao município por meio do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), conforme planejamento e desenvolvimento das aprendizagens;

– Material de literatura, envolvendo o projeto “LiteraSerra”, tendo como escopo a literatura referenciada para o trabalho com a leitura e escrita;

– Plataforma digital com ambiente gamificado, com trilhas de atividades pedagógicas que auxiliarão as aprendizagens dos conteúdos pelos alunos que serão mediados pelo(a) professor(a).

– Plataforma com permissões de acesso à biblioteca digital para os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e professores, no desenvolvimento de ações complementares disponibilizadas nos chromebooks (computadores portáteis) distribuídos no ano letivo de 2021.

Maior rede municipal do Espírito Santo

A Serra sustenta o título de maior rede de ensino, com 142 unidades, sendo 68 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e 74 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

 

Reprodução PMS