Praia de Nova Almeida: Conhecida por suas águas rasas e quentes

Praia de Nova Almeida: Conhecida por suas águas rasas e quentes

As praias de Nova Almeida se apresentam mais calmas e claras durante o verão e mais agitadas e escuras no inverno, quando acontecem as grandes ressacas.

A Praia da Barrinha é uma das mais tranqüilas e por isso, muito procurada por pessoas que apreciam o aconchego da natureza. Já a Praia das Barreiras chama a atenção dos turistas por causa de suas falésias e recifes formados por rochas vermelhas que dão um toque especial à paisagem.

Em 1557, durante um trabalho de evangelização das Aldeias Indígenas do litoral, Braz Lourenço visita os Índios Tupiniquins localizados na foz do rio Nhupãgoa, atual rio Reis Magos e, ali inicia um trabalho de catequese, construindo uma capela de palhas e rezando a primeira missa a 6 de janeiro, sendo local denominada de Aldeia dos Reis Magos.

A data histórica da fundação é 6 de janeiro de 1557, quando é inaugurada a pequena capela na Aldeia Indígena.

Em 1557 é quando padre Braz Lourenço, juntamente com os Tupiniquins, constrói uma pequena capela de palhas, e inaugura-a no dia 06 de janeiro de 1557, fundando a “Aldeia dos Reis Magos”.

Doze anos depois, em 1559, José de Anchieta organiza a construção de um povoado e inicia as obras da Igreja, que são concluídas somente em 1580. Portanto, a implantação do povoado dos Reis Magos, só ocorrerá mais tarde com a presença de padre José de Anchieta, em 1569.
Em 1610, a Aldeia dos Reis Magos, passa a se chamar Aldeia Nova e Yapara, com a doação de uma sesmaria para os índios locais.

Em 1615 a Igreja é reformada, com a ampliação da residência e colégio dos padres, recebendo então a denominação de Santo Inácio e São Tiago.

Em 1758, o Governo resolve criar a Vila Almeida, acaba recebendo o nome de Nova Almeida, para diferenciar de Almeida, em Portugal.

Nova Almeida foi sede da Comarca, de 1760 a 1921, quando foi transferia para Fundão pela Câmara Municipal da Serra.

Em 11 de novembro de 1938, Nova Almeida desmembrou-se do município de Fundão, passando a ser Distrito do Município da Serra.

Nova Almeida foi sede da Comarca, de 1760 à 1921, quando foi transferida para Fundão pela Câmara Municipal de Serra e em 11 de Novembro de 1938, Nova Almeida desmembrou-se do município de Fundão, passando a ser Distrito do Município de Serra.

Atualmente, Nova Almeida possui 91 Km² de área e em se tratando de turismo, é o distrito mais desenvolvido.

O balneário de Nova Almeida é um distrito da Serra e está situado no extremo norte do município. No balneário está localizada a Igreja e Residência dos Reis Magos, situada a 40 metros do nível do mar, numa colina que possibilita uma visão panorâmica, de quase toda localidade.