Oportunidade e Superação: Curso de garçom capacita pessoas em situação de rua para novas perspectivas

Oportunidade e Superação: Curso de garçom capacita pessoas em situação de rua para novas perspectivas

O presente de Natal de 2023 chegou antecipado para 11 pessoas em situação de rua atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). É que o grupo se formou em um curso de garçom e garçonete, numa parceria entre a Semas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Serra. Alguns, inclusive, já estão empregados em hotéis, cerimoniais e restaurantes.

A entrega dos certificados de qualificação profissional ocorreu numa cerimônia emocionante, na manhã desta quinta-feira (14), no auditório do Senac Serra, em Portal de Jacaraípe.

Contou com a presença da secretária de Assistência Social, Cláudia Silva, da secretária de Direitos Humanos, Lilian Mota e da diretoria executiva do Senac. Houve apresentações culturais da Banda Cidadão, de Novo Horizonte, e do Coral Som da Vida, de Central Carapina, ambos da Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (Rede Aica).

Os nove homens e duas mulheres, que são acompanhados pelas equipes de Assistência no Centro Pop Serra, foram às aulas ministradas no Senac Serra por dois meses, com carga horária de 240 horas.

A formatura se iniciou com a turma provando, na prática, que aprendeu detalhadamente todas as técnicas de serviço e atendimento ao cliente em bares e restaurantes. Eles serviram seis pessoas que simularam serem clientes numa mesa posta.

A secretária Cláudia Silva parabenizou a conquista dos novos profissionais e destacou que o serviço voltado para pessoas em vulnerabilidade social começa no acolhimento e vai além.

“Quando você pensa na vida social da cidade, deve-se considerar que a retirada, expressão assim falada por muitos e que não é a ideal, da população em situação de rua só pode ser feita com qualidade. Só pode ser feita quando ofertamos políticas públicas a esse público que vão do acolhimento, da capacitação, qualificação, habitação, saúde e a geração de emprego e renda ou fomento ao empreendedorismo. Esse é um dia muito festivo para nós!”, comemorou, agradecendo também a parceria com o Senac.

Novas vagas

A secretária assinou um contrato renovando o convênio entre a Semas e a entidade do Sistema S. Para o próximo ano, serão ofertadas mais 284 vagas na unidade da Serra para pessoas atendidas pela Assistência Social do município.

Superação e recomeço

O agora garçom Josué Viana, 22 anos, era só felicidade com o seu certificado. “Vivia na rua, passei por período difícil, usando drogas e abusando da bebida, mas a Assistência Social da Serra me acolheu e me deu incentivo e tudo ficou para trás. Jamais imaginei que conseguiria me dedicar a um curso e aprender. Eu me apaixonei por todo esse universo de restaurante, de servir aos clientes e quero me dedicar sempre mais. Agora é outra vida”, planeja. Ele já foi contratado para trabalhar em um cerimonial neste mês de dezembro, época típica de muito evento e festas.

Já a garçonete Maria Lúcia Mendes, 49 anos, coleciona mais um curso em seu currículo de trabalhadora em hotéis. “Sou da Bahia. Há 10 anos trabalhei de camareira e também fui cozinheira em hotel e pousada, mas acabei parando na rua. Foi quando decidi que era hora de mudar o rumo da minha vida e tive ajuda da Assistência Social.  Esse curso no Senac foi uma bênção. Agora é crescer mais e mais. Falo que comecei pequenina igual grão de mostarda mas, depois desse curso, vou crescer e me tornar uma árvore forte e grande e que é capaz de abrigar todos os pássaros”, planeja. Ela irá começar a trabalhar num hotel em Nova Almeida ainda este mês.

[

Fonte : Prefeitura da Serra