Melhorias significativas nos níveis de leitura fluente na rede escolar municipal da Serra

Melhorias significativas nos níveis de leitura fluente na rede escolar municipal da Serra

Os índices de fluência em leitura na rede municipal de ensino da Serra estão melhorando e têm tido crescimento constante.

São avaliados anualmente, desde 2021, estudantes do 2º ano do ensino fundamental. A avaliação é feita pelo Governo do Estado em parceria com os municípios que aderiram ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). Em 2023, foram avaliados 5683 alunos da rede municipal.

Numa análise dos últimos três anos, o percentual de estudantes que não conseguiu efetuar leitura, categorizados como pré-leitores, reduziu de 71% em 2021 para 47% em 2023, numa queda de 33%.

O pré-leitor é o aluno que ainda não dispõe de condições mínimas para realizar a leitura oral, ainda que de palavras isoladamente. Isso ocorre porque apresentam dificuldades relacionadas ao processo de decodificação das palavras.

Com a diminuição nessa categoria, houve melhoria nos percentuais de leitor iniciante (subindo de 20% em 2021 para 36% em 2022 e alcançando 40% em 2023) e leitor fluente (de 8% em 2021, 12% em 2022 e 13% em 2023).

Leitores iniciantes e fluentes totalizam, atualmente, 53%. Eram 28% em 2021. O aumento nesses últimos três anos foi de 89%.

O leitor iniciante é aquele que lê palavras e pequenas sequências textuais, porém faz a leitura de forma pausada, em um padrão de leitura silabada, pois ainda precisa de tempo para realizar a decodificação, sílaba a sílaba, da palavra escrita.

Já o leitor fluente é aquele estudante que já venceu os desafios relacionados à decodificação das palavras e, por isso, lê mais rapidamente. Isso permite a ele dedicar mais esforços à compreensão do que está lendo, ou seja, constrói significados para cada vocábulo lido.

Ações da Sedu promovem reforço no alfabetização e incentivo à leitura

Para a gerente de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), Karina Lima, o aumento do percentual de leitores iniciantes e fluentes é resultado de estratégias que, além dos esforços e trabalhos dos professores, pedagogos e diretores, contam com o assessoramento pedagógico dos técnicos da Sedu Serra. O foco é sempre na alfabetização e adesão a programas pedagógicos.

“Temos 15 Emefs de nossa rede que fazem parte do Ciclo de Gestão do Paes, nas quais é desenvolvido um método que atua diretamente na gestão pedagógica a partir dos resultados de aprendizagem. Com ele, trabalhamos o planejamento e monitoramento de ensino e podemos, inclusive, modificar o direcionamento, se necessário, de acordo com os índices apresentados”, explica.

Outra iniciativa de incentivo e promoção à leitura é o projeto “LiteraSerra: Tecendo redes de afeto por meio da literatura”, lançado em 2021. O principal intuito é apoiar as unidades de ensino da rede municipal na promoção da leitura e da escrita e manutenção do vínculo dos estudantes com a escola, por meio da literatura.

De acordo com a Sedu, o LiteraSerra é ainda mais importante para o município da Serra, principalmente por ter como público-alvo, não só a comunidade escolar como também, a sociedade em geral.

São ações que vão da Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e envolvendo também a Educação para Jovens e Adultos (EJA), tendo o ato de ler incentivado por meio de inúmeras estratégias: seja roda de leitura em sala de aula, encontro com escritor na escola, passeio literário, promoção de cantinhos de leitura nas escolas, lives de apresentação de projetos literários, entre outros.

Uma outra iniciativa é o prêmio “Escola que Colabora”, por meio do Paes em regime de colaboração com o Governo do Estado. Com ele, recebem recursos as unidades escolares que se destacam executando projetos sobre fortalecimento da alfabetização e melhoria dos indicadores de aprendizagem.

“Tivemos 14 Emefs que receberam o recurso financeiro e ele foi utilizado diretamente na revitalização das bibliotecas escolares, abertura de cantinhos e espaços para leitura e renovação do acervo literário. Tudo isso contribui para que a escola seja um polo gerador de atração para leitura entre os estudantes”, reforça.

Fonte : Prefeitura da Serra