Mais de 200 animais foram regatados pela fiscalização ambiental da Serra em seis meses
A Fiscalização Ambiental da Serra, nos primeiros seis meses deste ano, efetuou o resgate de 216 animais silvestres. Os bairros de Jacaraípe, Laranjeiras e Barcelona são os que geram mais demandas para os auditores fiscais.
O resgate dos animais acontece por dois meios: os próprios moradores podem pedir ajuda da Prefeitura quando se deparam com animais silvestres em vias públicas ou particulares. Também é possível denunciar a criação ilegal ou situações de maus-tratos.
De acordo com o coordenador da fiscalização ambiental, Sidney Costa, os animais com maior demanda continuam sendo cobras e gambás (Saruê). “Mas os destaques curiosos dos resgates foram as lontras, veados e capivara (essa encontrava-se muito ferida e veio a óbito)”.
Animais resgatados muito feridos são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Barcelona, onde recebem tratamento profissional. O local pertence ao Ibama.
Denúncias
Os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar a equipe de resgate pelo telefone (27) 99951-2321. De terça-feira a domingo é possível fazer contato das 8 às 0h. Já na segunda-feira, das 8 às 17 horas.
Reprodução: PMS
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.