Laços reforçados e memórias compartilhadas marcam encontros entre gerações na Serra

Laços reforçados e memórias compartilhadas marcam encontros entre gerações na Serra

Os Encontros Intergeracionais dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) têm promovido a integração entre gerações em diferentes territórios da Serra, reforçando a importância do diálogo, do respeito mútuo e da valorização das memórias coletivas.

Com o tema “Tecendo histórias que geram vínculos”, cada edição trouxe atividades que destacaram saberes e experiências de crianças, jovens, adultos e idosos, fortalecendo os laços familiares e comunitários.

Para a secretária de Assistência Social da Serra, Graziela Pagani, a proposta reforça a importância da convivência para o fortalecimento da cidadania. “Os encontros intergeracionais mostram como cada geração tem muito a ensinar e a aprender. É nesse diálogo entre jovens, adultos e idosos que fortalecemos a cidadania, resgatamos memórias e construímos uma comunidade mais unida e solidária”, destacou.

Experiências que unem gerações

Em Jardim Carapina, o encontro teve como foco a reflexão sobre o combate ao trabalho infantil. Já em Vila Nova de Colares, as histórias e os vínculos familiares ganharam destaque em apresentações culturais e dinâmicas coletivas. Em Jacaraípe e Nova Almeida, os participantes compartilharam lembranças sobre transformações sociais, culturais e tecnológicas ao longo do tempo.

Cada atividade foi desenvolvida por organizações parceiras do município, envolvendo música, fotografia, teatro e outras linguagens artísticas que estimularam a troca de saberes entre diferentes gerações.

Próxima edição

A próxima edição já tem data marcada: será no dia 5 de novembro de 2025, no território de Novo Horizonte, a partir das 13 horas. A expectativa é de mais um momento de integração, em que cada geração poderá compartilhar experiências e construir novos vínculos.

Fonte : Prefeitura da Serra