Jacaraípe tem manhã de ações voltadas à saúde, cidadania e direitos neste domingo (16)

Jacaraípe tem manhã de ações voltadas à saúde, cidadania e direitos neste domingo (16)

A praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, foi tomada por diversas ações voltadas à promoção da saúde, cidadania e garantia de direitos na manhã deste domingo (16). Os atendimentos fazem parte da Feira da Cidadania LGBTQI+, que atendeu aos moradores e turistas da região. Toda a população teve a oportunidade de acesso a serviços essenciais, que vão desde a inclusão social até os cuidados com a saúde.

Entre os serviços oferecidos, destacaram-se o Cadastro Único (CadÚnico), registro fundamental para o acesso a programas sociais, as ações do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que aproximou a população de vagas de emprego, o registro de Cartões de Deficiência (Cartão PCD) e orientações do Procon.

Além disso, houve serviços voltados à promoção da saúde, como aferição de pressão arterial e de glicose. Profissionais da área de saúde realizaram as medições para alertar a população sobre possíveis riscos relacionados à hipertensão e diabetes.

A iniciativa, que visa aproximar a população dos serviços públicos, reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção da qualidade de vida e da cidadania. A aposentada Josefa Nunes, de 90 anos, saiu de outra cidade para visitar a filha, em Jacaraípe, e já aproveitou para checar a saúde.
“Eu amo passar os fins de semana em Jacaraípe. Hoje, vim usufruir desse serviço de saúde. Fui muito bem cuidada e orientada por todos os profissionais. Essa iniciativa é muito boa”, elogia.

A recreadora infantil Inéria Ribeiro, 61, adiou os planos de dar um mergulho na Praia de Manguinhos por um bom motivo: aproveitar a oferta dos serviços do Procon, do CadÚnico e de saúde para ter economizar tempo durante a semana.

“Eu deixei de ir à praia, mais cedo, para usar todos os serviços disponíveis aqui. Na semana, minha rotina é muito corrida. Então, poder reservar uma parte do domingo para caminhar nessa orla linda, cuidar da minha saúde e usufruir das orientações do Procon, por exemplo, é algo que irá me fazer economizar tempo durante os próximos dias”, conta.

O evento foi uma realização do Departamento de Direitos Humanos, ligado à  Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), em parceria com as secretarias de Assistência Social (Semas) e  de Trabalho, Emprego e Renda (Seter).