Hospital Municipal Materno Infantil será inaugurado nesta quarta (16)

Hospital Municipal Materno Infantil será inaugurado nesta quarta (16)

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, e a secretária Municipal de Saúde, Bernadete Coelho, convidam para a inauguração do Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), dia 16 de fevereiro, às 10 horas. A solenidade vai acontecer na área externa do hospital, localizado em Colina de Laranjeiras.

Para ter acesso, será exigida a apresentação do passaporte de vacina e do documento pessoal com foto. As equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária farão uma barreira sanitária, conferindo a documentação bem como salientando a importância de se cumprir os protocolos sanitários, que inclui o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca. Para que não haja tumulto nesse momento, a Prefeitura da Serra recomenda que as pessoas cheguem pelo menos 30 minutos antes do início da solenidade e já tenham baixado o passaporte vacinal no celular.

Início das atividades

Na quinta-feira (17), às 7 horas, iniciam-se as atividades no hospital. A Santa Casa de Misericórdia é a instituição que fará a gestão do Hospital Municipal Materno Infantil que, neste primeiro momento, contará com: 50 leitos para alojamento de gestantes e puérperas de risco habitual; Centro Obstétrico com três salas cirúrgicas e sete quartos PPP (de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto); exames de imagem e laboratoriais e sala de vacina. Além disso, um cartório civil funcionará no local para fazer o registro dos bebês. No Materno Infantil, a mãe não sai de perto do seu filho.

No HMMI também terá um ambulatório voltado para atendimento às vítimas de violência sexual, que funcionará durante 24 horas. Uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo, estará preparada para acolher e atender a todos.

Quando estiver operando na sua totalidade, a partir de abril/maio deste ano, o Hospital Municipal Materno Infantil terá a capacidade mensal para 638 internações obstétricas de risco habitual e 255 de risco alto, além de 51 internações de cirurgia pediátrica; 128 internações de ginecologia clínica e cirúrgica; 55 internações em Unidade de Terapia Neonatal (UTIN); 51 internações de Tratamento Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO); 26 internações em Unidades de Tratamento Intermediário Neonatal Prematuro (UCINCA), ou leito-canguru; 51 internações em Unidade de Terapia Intensiva Adulta (UTI); isso sem contar com as 3.240 consultas de pronto-socorro e 2.304 consultas em ambulatório de especialidades.

Reprodução PMS