Hospital Municipal Materno Infantil completa 10 meses de reabertura nesta segunda (19)

Hospital Municipal Materno Infantil completa 10 meses de reabertura nesta segunda (19)

Nesta segunda (19), o Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI) completa 10 meses de reabertura com direito ao título de maior maternidade pública do Espírito Santo. Durante esse tempo, muitas ações importantes foram realizadas com o intuito de prestar o melhor serviço de assistência à saúde da mulher serrana.

Localizado em Colina de Laranjeiras, o HMMI foi construído com recursos federais e contrapartida da Prefeitura da Serra, contando com serviço especializado às gestantes. Em 10 meses, foram realizados 3.362 partos. Desses, 2.019 foram cesarianas e 1.343 normais. Mais de 15 mil atendimentos externos com 4.852 internações.

O Materno Infantil destaca-se pelo seu atendimento humanizado, durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. A participação voluntária de doulas já é uma realidade do hospital, que preza pelo serviço de excelência que vai desde a estrutura física até sua capacidade técnica.

Com esse importante equipamento de saúde, as famílias serranas também podem contar com atendimento de pré-natal de alto risco; exames de ultrassonografia para gestantes que são acompanhadas pelas equipes das Unidades de Saúde; follow-up para os recém-nascidos de risco; testes da orelhinha, pezinho, linguinha e coraçãozinho; vacinação; registro do bebê em cartório. Nos próximos meses, será inaugurado o banco de leite humano.

Em junho, a Saúde da Serra passou a realizar cirurgias ginecológicas, no Materno Infantil. Assim como acontecem com os demais serviços especializados, o acesso é através das Unidades de Saúde que, se for a indicação, o médico encaminhará a paciente para o serviço. No ambulatório ginecológico, a mulher é reavaliada por um especialista que solicita os exames pré-operatórios. Os primeiros agendamentos para as pequenas cirurgias estão previstos para acontecer ainda neste mês.

Capacidade

O HMMI conta com 50 leitos para alojamento de gestantes e puérperas de risco habitual; Centro Obstétrico com três salas cirúrgicas e sete quartos PPP (de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto); exames de imagem e laboratoriais e sala de vacina. No entanto, quando estiver operando na sua totalidade, o Hospital Municipal Materno Infantil terá a capacidade mensal para 638 internações obstétricas de risco habitual e 255 de risco alto, além de 51 internações de cirurgia pediátrica; 128 internações de ginecologia clínica e cirúrgica; 55 internações em Unidade de Terapia Neonatal (UTIN); 51 internações de Tratamento Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO); 26 internações em Unidades de Tratamento Intermediário Neonatal Prematuro (UCINCA), ou leito-canguru; 51 internações em Unidade de Terapia Intensiva Adulta (UTI); isso sem contar com as 3.240 consultas de pronto-socorro e 2.304 consultas em ambulatório de especialidades.

Canais de comunicação com o usuário

A implantação da ouvidoria, disponível pelo e-mail [email protected], é outro ganho para aos usuários do serviço. Não se trata da única via de troca entre a gestão e o morador: o HMMI também conta com uma pesquisa de satisfação.

Por meio de entrevistas diárias com as pacientes internadas e seus familiares, a gestão levanta dados sobre o atendimento prestado com o objetivo de promover a melhoria contínua dos serviços.

Cursos e capacitações

Curso de Gestantes, capacitação das equipes da rede de saúde e dos colaboradores do Materno Infantil são proporcionados nesse importante serviço de saúde da Serra. O 1º Curso de Gestantes que aconteceu em 21 de maio, reunindo cerca de 80 pessoas, entre gestantes e acompanhantes. Já, o segundo, reuniu cerca de 100 participantes.

Isso sem contar com ações em saúde que foram realizadas ao longo desses meses, voltadas tanto para os profissionais da rede básica de saúde municipal quanto para os colaboradores do Materno Infantil.

 

Fonte: PMS