Hospital Municipal Materno Infantil celebra a vida transformando placenta em arte

Hospital Municipal Materno Infantil celebra a vida transformando placenta em arte

“Árvore da Vida”. É assim que a equipe do Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI) nomeou a lembrança afetiva da placenta. Ela é entregue como um presente para as mamães após o parto normal. Essa semana, um vídeo no Tik Tok viralizou e a pintura foi comparada a uma obra de arte.

Para o quadro, é utilizada a placenta da paciente como uma espécie de carimbo. O tecido materno expelido após o parto é pressionado contra o papel, formando um desenho semelhante a uma árvore da vida.

A pintura só é possível após o parto normal, que inclusive é maioria no HMMI. Desde a inauguração da Maternidade, já foram realizados 3.776. Já cesárias foram 3.036, um total de 6.812 nascimentos na maior maternidade pública do Espírito Santo.u

Parto humanizado

A iniciativa de presentear as mamães com essa memória afetiva faz parte das ações do HMMI para o parto humanizado.

O parto humanizado consiste na assistência da mulher em todas as etapas. É um conjunto de procedimentos, que vão desde a gestação até o puerpéreo.

O conceito de parto humanizado vai além da forma de nascimento. Os momentos que preparam mãe e bebê para a “grande hora” podem incluir banho relaxante, dancinha coreografada para “soltar” os quadris, e, principalmente, em deixar a mãe livre até encontrar a melhor posição para ficar, nos momentos de dor.

Tudo isso tem o objetivo de proporcionar uma experiência mais segura e acolhedora. A mulher é protagonista e as vontades e características da gestante são consideradas.

Fonte : Prefeitura da Serra