Hospital Materno Infantil começa a fazer cirurgias e ganha 70 novos leitos para internação na Serra

Hospital Materno Infantil começa a fazer cirurgias e ganha 70 novos leitos para internação na Serra

O Hospital Materno Infantil da Serra recebeu um novo investimento e ampliou sua capacidade de atendimento. Agora, a unidade hospitalar conta com 70 novos leitos pediátricos e iniciou a realização de cirurgias pediátricas eletivas. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Sergio Vidigal, e pelo governador do Estado, Renato Casagrande.

As medidas fazem parte de um convênio realizado entre a Prefeitura da Serra e o Governo do Estado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as internações tiveram início nesta terça-feira (11).

O Hospital Materno Infantil passa a contar com 60 leitos de enfermaria pediátrica, além de 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIPs).

A partir de agora, crianças internadas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Serra que necessitam de transferência para um hospital podem não precisar mais ser levadas para outras cidades. Elas terão a opção de serem transferidas, sempre que houver vaga disponível, para o Hospital Materno Infantil, localizado em Colina de Laranjeiras.

Além disso, o Materno Infantil possui agora capacidade para realizar cirurgias pediátricas eletivas. O serviço contempla avaliação do pré e pós-operatório.

Vale ressaltar que cirurgias eletivas são procedimentos cirúrgicos programados com antecedência e que não são considerados emergenciais. Elas são realizadas para tratar condições que não representam risco imediato à vida do paciente, permitindo que a cirurgia seja agendada para uma data conveniente tanto para o paciente quanto para o cirurgião.

O serviço terá atendimento 24 horas para crianças de 28 dias a menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.

Internação no Hospital Materno Infantil na Serra

A primeira internação pediátrica do hospital ocorreu nesta terça-feira. Jheise Sobrinho de Andrade, 26 anos, de Vila Nova de Colares, estava com seu filho de 2 anos na UPA de Castelândia, também na Serra.

“Antes, caso precisasse, teríamos que ir para Vitória. Mas ainda bem que não foi preciso. Foi uma surpresa vir para cá. As instalações são ótimas, fomos bem atendidos”, disse a mãe.

De acordo com a Prefeitura da Serra, as vagas de internação estão sendo liberadas através da regulação do Município e do Estado.

Novos serviços do hospital:

  • Leitos de enfermaria pediátrica – 60 vagas
  • UTIP – 10 vagas
  • Cirurgias pediátricas eletivas

Sobre o Hospital Municipal Materno Infantil da Serra

O Hospital Materno Infantil da Serra foi inaugurado em fevereiro de 2022, porém, apenas como maternidade. Em janeiro de 2024, o pronto-socorro infantil da unidade hospitalar foi aberto ao público e também funciona 24 horas.

Fonte : Tempo Novo