Guia Completo para o 1° Turno das Eleições 2024: Datas, horários e ordem de votação

Guia Completo para o 1° Turno das Eleições 2024: Datas, horários e ordem de votação

Estamos a 34 dias das Eleições Municipais de 2024, que serão realizadas em todo o país, excluindo-se o Distrito federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE). Este ano, serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o país. O primeiro turno das eleições está marcado para seis de outubro e, em cidades com mais de 200 mil eleitores, o segundo turno é previsto para o dia 27 de outubro.

A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h. Os candidatos eleitos devem ser diplomados no dia 19 de dezembro.

A Serra tem 388 candidatos a vereador, para a disputa de 23 vagas. Para o cargo de prefeito estão na corrida sete candidatos, que são: Antônio Bungenstab (PRTB), Audifax Barcelos (PP), Igos Elson (PL), Pablo Muribeca (PRB), Professor Roberto Carlos (PT), Weverson Meireles (PDT) e Wilson Zon (Novo).

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), a Serra tem 362.524 eleitores aptos a votar em 2024.

Simulador de voto:

Com a proximidade do 1º turno das Eleições Municipais 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incentiva o eleitorado a treinar o voto no Simulador de Votação. A ideia é que o eleitor se familiarize com o equipamento de votação. O simulador pode ser acessado por qualquer pessoa que esteja conectada à internet.

Ordem de votação:

A pessoa irá votar, primeiramente, para vereadora ou vereador e, em seguida, para prefeita ou prefeito. Ou seja: o primeiro número a ser digitado é o do cargo de vereador e, em seguida, o número correspondente ao cargo de prefeito.

São cinco os dígitos do número de vereador. Os dois primeiros correspondem ao número do partido político e os três seguintes identificam a candidata ou o candidato ao cargo.

O número de prefeito é formado por dois dígitos. Quando for votar, confira a foto e o nome do candidato e do vice, o número e a sigla da legenda. Se errar ao digitar o número na urna, clique em “CORRIGE” e reinicie o voto. A Justiça Eleitoral permite ao eleitor levar a “colinha” para a cabine de votação.

Para acessar o Simulador de Votação basta clicar no link https://www.tse.jus.br/hotsites/simulador-de-votacao/.

Fonte : Tempo Novo