Guarda-Vidas da Serra orientam sobre segurança no mar durante o feriadão de Páscoa

Durante todos os dias do Feriadão de Páscoa (18) e Tiradentes (21), é esperado que o número de moradores e de turistas aumente nas praias da Serra. Com o objetivo de disseminar boas práticas de prevenção de riscos e afogamentos, o Salvamar Serra reforça dicas de segurança ao tomar banho de mar.
Entre as principais orientações, estão não entrar no mar após ingerir bebida alcoólica, manter-se afastado das costeiras e pedras e reforçar a supervisão constante de crianças.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, relembra que, no último verão, não houve mortes por afogamento na Serra e destaca a importância da colaboração da população para um “feriadão” divertido e seguro nas praias.
“O descanso dos trabalhadores no ‘feriadão’ é merecido e, para tornar os dias ainda mais divertidos, é importante estarmos de olho nas orientações de segurança ao tomar banho de mar. Tivemos um verão sem mortes por afogamento na Serra. Estamos empenhados em levar cada vez mais segurança para os moradores e turistas que irão aproveitar nossos 23 quilômetros de litoral”, afirma.
O diretor do Salvamar da Serra, Alessandro Oliveira, reforça a importância do olhar atento às crianças durante os dias de praia. “A praia é um local divertido e relaxante para passar o tempo com a família, mas também apresentam riscos para as crianças. Por isso, é preciso estar de olho, em 100% do tempo, nos pequenos quando eles estão no mar. E, sempre que precisar, acionar o posto de salva-vida mais próximo sem hesitar”, pontua.
Confira as dicas de segurança dos guarda-vidas para um banho de mar seguro:
– Crianças não devem ficar sozinhas no mar sem a supervisão constante de um adulto;
– Não entrar no mar após ingerir bebidas alcoólicas e comer em demasia;
– Procurar tomar banho de mar onde tenha postos de salvamento;
– Nadar sempre paralelo à praia;
– Não entrar no mar para salvar alguém. Procure imediatamente um guarda-vidas. A pessoa inabilitada para salvamento pode se afogar junto;
– Evite tomar banho onde tiver valas ou buracos;
– Se não souber nadar, não entre no mar ou lagoa;
– Evite entrada brusca nas águas após longa exposição ao sol. O risco de choque térmico e desmaio são grandes;
– Se você não possuir experiência no mar, não confie em boias, objetos flutuantes e pranchas: eles transmitem uma falsa sensação de segurança;
– Mantenha-se afastado das costeiras e pedras: você pode escorregar ou ser derrubado pelas ondas;
– Crianças e adolescentes devem ser alertados sobre os riscos das águas antes de começar o banho.
Fonte : Prefeitura da Serra

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.