Gracimeri Gaviorno recebe Comenda Maria da Penha em Sessão Solene da Assembleia Legislativa

Gracimeri Gaviorno recebe Comenda Maria da Penha em Sessão Solene da Assembleia Legislativa

Uma homenagem às mulheres que se destacam na criação de ações voltadas à proteção e ao desenvolvimento social feminino

Nesta quarta-feira(04), acontece a Sessão Solene de entrega da Comenda Maria da Penha, entre as homenageadas está a delegada de polícia aposentada Gracimeri Gaviorno, vice-prefeita eleita da Serra e Coordenadora Geral do movimento “Maria Vai com as Outras”.

 

A proponente, Deputada Estadual Raquel Lessa aponta que trata-se de uma justa e merecida homenagem às mulheres que se destacam na criação de ações voltadas à proteção e ao desenvolvimento social feminino

 

Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno, natural de Colatina, iniciou a carreira como delegada de Polícia Civil em 1999. Inspirada pelos pais a ingressar na carreira polícias, conta que tem sua mãe por maior exemplo:

 

“Minha mãe foi, sem dúvida, a minha maior inspiração. Ela enfrentou as dificuldades de ser mãe solo, trabalhando em dois empregos enquanto estudava à noite. Sua luta e dedicação me ensinaram a nunca desistir dos meus sonhos, por mais difíceis que parecessem. Foi vendo o exemplo dela que decidi seguir a carreira policial, assim como meu pai”, pontuou.

 

Delegada aposentada foi chefe da Polícia Civil do Espírito Santo entre 2015 e 2016, Ouvidora Geral de Segurança Pública do Estado, e Subsecretária de Integração Institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo. Além disso, Gracimeri se destaca pela atuação emblemática na Delegacia da Mulher e na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

 

Além da vida pública, a delegada é, atualmente, Coordenadora Geral do projeto “Maria Vai com as Outras”, um projeto que já conta com a participação ativa de mais de 100 mulheres que, apesar de atuar com mais ênfase no município da Serra, já possui uma expansão de suas atividades, tendo uma base de apoio e atuação, também em Aracruz.

 

O projeto liderado por Gracimeri, promove encontros de formação sobre das diversas formas de violência doméstica, abordando tanto a prevenção, quanto a repressão e proteção das vítimas, oferece orientações com a confidencialidade de informações sobre as vítimas e exercícios práticos para promover empatia e compreensão.

 

“Entre as diversas comendas que recebi, destaco a Comenda Maria Ortiz, que muito me honrou em virtude da história desta brava mulher. Agora, a Comenda Maria da Penha me diz o tamanho da nossa responsabilidade na luta pela erradicação da violência contra a Mulher.” Escreveu Gracimeri à suas companheiras do movimento Maria vai com as Outras