Gabinete de Gestão Integrada Municipal aponta queda nos delitos em coletivos e homicídios
A penúltima reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Serra deste ano aconteceu nesta quarta-feira, dia 13.
O encontro é capitaneado pela Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) e acontece mensalmente, além de contar com a presença das demais forças de segurança que atuam no município, outras pastas da prefeitura e profissionais do meio jurídico.
O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, e o prefeito eleito, Weverson Meireles, também compuseram a mesa do GGIM.
“Um dos requisitos para a avaliar a ambiência de investimentos é a segurança. Esse é um fator importante tanto para quem vai investir quanto para quem vai morar na cidade. Apesar dos bons resultados, ainda não é o momento de comemorar. Os desafios continuam, até porque a população da Serra não para de crescer”, avaliou Vidigal.
O encontro expôs que, desde 2022, a taxa de homicídio da Serra ainda está abaixo da taxa do Estado. Esse dado possui um enorme significado tendo em vista que, em anos como 2002, 2004 e 2008, a Serra contabilizou mais de 400 homicídios no período de janeiro a outubro. Até outubro deste ano, foram registrados 93 homicídios dolosos, representando uma grande redução histórica.
Durante a reunião, também foi debatida a preparação para o período de chuvas 2024/2025 realizado pela Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Serviços da Serra (Sese); e revelado que o planejamento de segurança para os próximos anos já está em fase final.
Os índices que reduziram foram nos seguintes tópicos: tentativas de homicídios (-3,1%); armas apreendidas (-21,6%); crimes contra o patrimônio desconsiderando fraude/estelionato (-31,57%); roubo e furto de veículos (-8,4%); e redução de vítimas fatais no trânsito (-2%).
As tipificações dos crimes contra o patrimônio que reduziram foram estelionato/fraude (-5,5%); roubo a pessoa em via pública (-41,3%); roubo em transporte coletivo (-39,4%); furto em estabelecimento comercial (-18,2%); furto em residência e condomínio (-18%); furto a pessoa em via pública (-31,6%); furto em transporte coletivo (-7,8%); roubo em estabelecimento comercial (-38,2%); e roubo em residência/condomínio (-50%).
“A chegada de mais 150 agentes da Guarda Civil Municipal, a criação de um canal exclusivo de acionamento e a escala aumentada para 24h são ações que demonstram o grande investimento em segurança que o município tem feito. Nós queremos muito que, a partir dos próximos anos, tenhamos a perspectiva de melhora na segurança da Serra acompanhando o aumento de sua população. E é nesse Gabinete de Gestão Integrada que realizamos os debates necessários e montamos as estratégias para um dia colher os bons frutos”, afirmou o secretário de Defesa Social, Joel Lyrio.
Fonte : Prefeitura da Serra
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui