Fiscalização atua em Vila Nova de Colares e aplica multa por apreensão de aves

Fiscalização atua em Vila Nova de Colares e aplica multa por apreensão de aves

Em uma operação conjunta realizada nesta segunda-feira (20), a Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Fiscalização Ambiental e da Fiscalização de Posturas, em parceria com a Polícia Ambiental, deflagrou uma ação na Vila Nova de Colares que resultou na apreensão de 27 pássaros silvestres. As aves eram mantidas em cativeiro de forma irregular, em condições que configuram maus tratos.

Além dos animais, foram apreendidos 23 gaiolas e 8 alçapões, equipamentos utilizados para a captura ilegal dessas espécies. A ação foi motivada por denúncias de moradores da região. O proprietário dos animais foi autuado e recebeu uma multa no valor de R$ 2.700,00 por manter animais aprisionados em cativeiro e por maus tratos.

Os pássaros resgatados foram encaminhados para um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde receberão os cuidados necessários para serem devolvidos à natureza, após um período de reabilitação.

O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Denicoli, destacou a importância da ação para a proteção da fauna local e ressaltou que a prática de manter animais silvestres em cativeiro é crime ambiental. “É fundamental que a população denuncie qualquer tipo de irregularidade, como a captura e o comércio ilegal de animais silvestres. Juntos, podemos construir um ambiente mais saudável e equilibrado para todos”, afirmou, Cláudio.

Denúncias sobre maus tratos animais podem ser feitos pelo telefone da Fiscalização Ambiental: (27) 99951-2321 ou pelo aplicativo Colab, baixado gratuitamente.

Fonte : Prefeitura da Serra