Famílias poderão receber R$ 20 mil de auxílio para aquisição da casa própria no Estado

Famílias poderão receber R$ 20 mil de auxílio para aquisição da casa própria no Estado

Famílias com renda mensal de até três salários mínimos (R$ 4.554) têm uma nova oportunidade para conquistar o sonho da casa própria. Por meio do programa Nossa Casa, do Governo do Estado é possível receber um subsídio de até R$ 20 mil, que pode ser somado ao benefício do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no programa Minha Casa, Minha Vida.

Quem pode solicitar o benefício para casa própria?

O subsídio está disponível para famílias que residem no Espírito Santo, não possuem imóvel residencial e têm renda de até três salários mínimos. O Governo do Estado se comprometeu a investir R$ 200 milhões no programa ao longo de quatro anos, com repasses anuais de R$ 50 milhões à Caixa Econômica Federal, instituição responsável por operar o financiamento dos imóveis.

Segundo levantamento do Jornal Tempo Novo, 2.500 famílias já foram beneficiadas até este ano, somando um investimento de R$ 50 milhões.

Como solicitar o subsídio de R$ 20 mil?

A solicitação é simples e totalmente digital. A renda dos interessados é analisada pela Caixa, e o processo deve ser iniciado pelo sistema E-Docs, da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

O acesso pode ser feito de duas formas:

  • Pelo Portal Conecta Cidadão, nos menus “Habitação e Imóveis” > “Programa Nossa Casa”;
  • Ou diretamente no site da Sedurb, clicando no banner do programa.
  • O procedimento pode ser realizado tanto pelo computador quanto pelo celular.

A Sedurb destaca que o programa foi pensado para garantir agilidade e praticidade. “Todo o processo é digitalizado para facilitar o acesso das famílias ao benefício”, informou a pasta.

Passo a passo para solicitar o benefício da casa própria:

  • Preenchimento do formulário: Inserir os dados e anexar a documentação necessária no sistema.
  • Geração de protocolo: Após o envio, um número de protocolo é gerado para acompanhamento.
  • Análise da solicitação: A Sedurb avalia os dados e documentos e emite o Certificado de Concessão do Benefício.
  • Envio do certificado: O documento é encaminhado por e-mail ao solicitante e à agência da Caixa responsável pelo financiamento.

Programa Nossa Casa

No início do mês, o Palácio Anchieta sediou a cerimônia de comemoração do primeiro ano do Nossa Casa. O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande, autoridades estaduais e famílias já contempladas.

“O Nossa Casa é um programa transformador, que ajuda milhares de pessoas a realizarem o sonho da casa própria. Ao todo, serão investidos R$ 200 milhões em subsídios. A administração pública deve servir para dar dignidade às famílias”, destacou Casagrande durante a solenidade.

Fonte : Tempo Novo