Estado lança programa de auxílio de R$ 20 mil para compra de casa própria; veja como receber

Estado lança programa de auxílio de R$ 20 mil para compra de casa própria; veja como receber

Famílias com renda mensal de até três salários mínimos têm uma nova oportunidade para conquistar o sonho da casa própria. Por meio do programa Nossa Casa, do Governo do Estado, é possível obter um subsídio de até R$ 20 mil, que pode ser somado ao benefício do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) do programa Minha Casa, Minha Vida.

Quem tem direito ao benefício do Nossa Casa?

Podem solicitar o auxílio todas as famílias residentes no Espírito Santo que não possuam imóvel residencial e que tenham renda de até três salários mínimos (R$ 4.236). Ao todo, o Governo do Estado se comprometeu a investir R$ 200 milhões em quatro anos, com repasses anuais de R$ 50 milhões. O valor é repassado à Caixa Econômica Federal, que opera o financiamento dos imóveis.

Segundo levantamento do Jornal Tempo Novo, 2.500 famílias já foram beneficiadas até este ano, com um investimento total de R$ 50 milhões.

Como solicitar os R$ 20 mil para comprar a casa própria?

A solicitação é simples e 100% digital. A renda dos interessados é analisada pela Caixa Econômica Federal, e o processo deve ser iniciado por meio do sistema E-Docs, da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

O pedido pode ser feito pelo Portal Conecta Cidadão, acessando os menus “Habitação e Imóveis” e “Programa Nossa Casa”, ou diretamente no site da Sedurb, clicando no banner do programa. O procedimento pode ser feito tanto pelo computador quanto pelo celular.

O secretário estadual da Sedurb, Marcus Vicente, destaca a praticidade do processo:

“O programa foi pensado para facilitar o acesso das famílias ao benefício, com um processo todo digitalizado e ágil.”

Etapas para solicitar os R$ 20 mil para comprar a casa própria

1. Preenchimento do formulário: O cidadão insere seus dados e anexa a documentação necessária.

2. Geração de protocolo: Após o envio, é gerado um número de protocolo para acompanhamento.

3. Análise da solicitação: A Sedurb avalia os dados e documentos e emite o Certificado de Concessão do Benefício.

4. Envio do certificado: O documento é encaminhado por e-mail ao solicitante e à agência da Caixa responsável pelo financiamento.

Programa Nossa Casa

Na última semana, uma cerimônia no Palácio Anchieta celebrou o primeiro ano do programa. O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande, de autoridades estaduais e de famílias já contempladas.

“O Nossa Casa é um programa transformador que ajuda milhares de pessoas a realizarem o sonho da casa própria. Ao todo, serão R$ 200 milhões em subsídios. A administração pública deve servir para dar dignidade às famílias”, destacou Casagrande.

Fonte : Tempo Novo