Encontro Internacional vai reunir centenas de capoeiristas na Serra
Nesta semana, o balneário de Manguinhos, na Serra, vai respirar capoeira. De quinta-feira (1) a domingo (4), acontece na vila de pescadores o Encontro Internacional ACAPOEIRA, um dos mais importantes eventos de capoeira e cultura popular do Espírito Santo.
Idealizado pelo Mestre Capixaba, um dos capoeiristas mais antigos em atividade no estado, com 50 anos de prática contínua, o evento celebra a união de capoeiristas de todo o mundo e a riqueza das manifestações culturais brasileiras. Há quase duas décadas, o Mestre Capixaba fundou o grupo ACAPOEIRA e, desde então, o encontro tem sido um ponto de encontro anual para capoeiristas de diversos estados brasileiros e de outros países, principalmente europeus.
Desde sua primeira edição em 2005, realizada em Vitória, o evento já foi sediado em diferentes locais, incluindo a Vila de Itaúnas, e atualmente acontece na charmosa Vila de Manguinhos.
Durante os quatro dias, haverá oficinas, apresentações culturais, palestras, rodas de capoeira, formaturas e apresentações musicais. A programação inclui a participação de mestres renomados e grupos de capoeira de várias regiões do Brasil e do exterior.
Entre os mestres convidados estão Mestre Tabosa (DF), Mestre Farmácia (RJ), Mestre Suíno (GO), Mestra Tiany (RJ), Mestre Perna (RJ), Mestre Gororoba (RS), Mestre Coruja (SP) e os capixabas Mestre Clebão, Mestre Jeffinho, Mestra Baixinha, Mestre Manguinhos e Mestre Cota.
Entre as atrações confirmadas estão a Banda de Congo de Manguinhos, o Samba de Manguinhos e a Banda Fanfacongo. No domingo (4) acontecerá também a formatura de Nego Zema (José Manoel Dias), de 67 anos.
O capoeirista foi sucessor do Mestre Capixaba, dando continuidade à capoeira no Balneário de Manguinhos. Ele iniciou as atividades de capoeira na vila na década de 90, e através do trabalho de seus sucessores, hoje dezenas de crianças são impactadas diariamente. Vale ressaltar que o trabalho do Mestre de Capoeira é tombado como Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN.
A equipe de trabalho do encontro é formada por profissionais renomados, capacitados e experientes na realização de eventos e projetos com verba pública. Além disso, a equipe gestora é formada majoritariamente por mulheres, valorizando a produção cultural feminina. O encontro é gratuito.
Inclusão e Impacto Social
A edição deste ano promete ter um alcance ainda maior, pois conta com apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo. Desde 2005, já participaram diretamente das edições mais de 10 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Diversas manifestações da cultura popular já se fizeram presentes no evento, como Ticumbi, Samba de Roda, Caxambu, Jongo, Congo, Maculelê, Forró, Balé Afro, teatros, oficinas diversas e, claro, a capoeira.
O principal objetivo do Encontro Internacional ACAPOEIRA é valorizar e preservar as culturas populares, promovendo a inclusão de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, pessoas com deficiência e reconhecidos fazedores de cultura. O evento é realizado pela COM MANGUINHOS em parceria com o grupo ACAPOEIRA, sob a liderança do Mestre Capixaba.
Encontro Internacional ACAPOEIRA
Data: 1º a 4 de agosto
Local: Vila de Manguinhos, Serra
Contato: 99867-1442
Entrada gratuita
Programação Detalhada
- Quinta-feira (01/08): Abertura oficial e início das oficinas.
- Sexta-feira (02/08): Apresentação da Banda de Congo de Manguinhos às 20h30.
- Sábado (03/08): Banda Fanfacongo às 14h, seguido de rodas de capoeira e outras atividades culturais.
- Domingo (04/08): Formatura do Mestre Nego Zema às 9 horas
Samba de Manguinhos às 15h
Fonte : Tempo Novo
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui