Educação da Serra alcançou diversas metas em 2022

Educação da Serra alcançou diversas metas em 2022

A educação da Serra avançou significativamente neste ano. A Gerência de Educação Especial tem motivos de sobra para comemorar. Com o intuito de assegurar a inclusão escolar de crianças/estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação, garantindo o acesso ao ensino regular, respeitando a individualidade de cada um, a modalidade superou as suas metas chegando ao fim do ano com seus objetivos concluídos e prontos para o ano que está por vir.

Durante o ano letivo foram realizados 455 assessoramentos pedagógicos. Foi ampliado o quadro de professores de Educação Especial que realizam o atendimento educacional especializado. Além disso, foi alterado o quantitativo de 150 cuidadores para 450 e modificando a carga horária de 40h para 30h, garantindo os apoios para as crianças/estudantes que ainda não possuem autonomia na higienização, locomoção e alimentação.

Pensando na ampliação da oferta do Atendimento Educacional Especializado, em 2022, foram abertas 04 novas Salas de Recursos Multifuncionais com recursos do município, totalizando 54 salas para atendimento de crianças/estudantes público-alvo da Educação Especial no contraturno escolar.

Destacamos as três salas de Altas Habilidades/Superdotação que atenderam 65 estudantes desenvolvendo os seguintes projetos: música, desenho, pintura, robótica, gameficação, dança, moda, poesia, cubo mágico e trabalhou com confecção de jogos matemáticos.

Ao longo do ano foram realizados diversos seminários, formações e encontros com grandes parcerias, como a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a SESA, o Corpo de Bombeiros. Contamos com convidadas referências na área da Educação Especial como as professoras Denise Meyrelles de Jesus e Anna Maria Lunardi Padilha. Um excelente ano pedagógico e administrativo na Educação Especial, que se encerra com excelência e entusiasmo para seguir em 2023, transformando a Educação Especial da Serra em referência.

 

Fonte: PMS