Desfile Cívico em Serra Sede conta com participação de escolas e forças de segurança nas festividades dos 467 anos
O desfile cívico na manhã desta sexta-feira (08), em homenagem aos 467 anos de fundação da Serra, mobilizou escolas, agentes e forças de segurança na sede do município.
Professores, diretores escolares, professores e alunos de 18 Emefs, Clube de Desbravadores e forças da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além das Guardas Civis Municipais da Serra, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Anchieta, Presidente Kennedy e Itapemirim desfilaram ao longo da avenida Getúlio Vargas, saindo do prédio da antiga prefeitura até a estátua de Chico Prego.
O cortejo foi acompanhado pelo prefeito da Serra, Sergio Vidigal, que deu início ao evento, agradecendo à população pelo aniversário da cidade e à Secretaria Municipal de Educação pela organização do desfile.
“Parabéns à cidade da Serra que chega aos seus 467 anos como a mais populosa do Espírito Santo e com os melhores índices da economia do Estado: a que mais emprega, a que mais atrai investimentos. Uma cidade de muitas conquistas mas com muitos desafios pela frente. A cada morador, a cada empreendedor, desejo que a gente possa comemorar por mais anos mais avanço, mais crescimento e mais igualdade social”, celebrou.
Com Vidigal, no palco das autoridades, estavam representantes do Governo do Estado, da Câmara Municipal da Serra e o secretariado do prefeito.
Além das escolas participantes, houve a performance das bandas Marcial Manoel Carlos de Miranda, Estrela dos Artistas, Banda Júnior da Polícia Militar e a Banda da Polícia Militar.
Emefs exibem suas conquistas na avenida
As Emefs desfilaram cada um com temas específicos e destacando suas conquistas e projetos.
Os projetos esportivos e culturais desenvolvidos na Emef Aldary Nunes, do Centro da Serra, foram destacados pela escola no trajeto. Ela abriu o desfile.
A Emef Belvedere entrou com os estudantes e também com os professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A Emef de Tempo Integral Divinópolis Pastor Oliveira de Araújo trouxe para a avenida o tema “A Escola da Escolha”.
Os alunos da Emef João Calmon, de Planalto Serrano, animaram o público ao homenagearem o congo, ritmo tradicional da Serra, tocando casaca, cantando e trazendo uma réplica do navio Palermo. Também lembrou seus alunos premiados em concursos escolares este ano.
Alunos e professores da Emef Paulo Freire, de Vista da Serra II, mantiveram o ritmo, em marcha alegre e contagiante.
A Emef Jorge Amado, de Nova Carapina, levou para a avenida o tema “Cultura Africana”, com professores e alunos com vestes, adereços e acessórios remetendo à cultura afro-brasileira.
A Emef Professora Alba Lilia, de Vista da Serra I, entrou com os imortais da Academia de Letras da Serra.
A Emef Irmã Dulce, de Parque Residencial Tubarão, desfilou lembrando de sua participação no programa LiteraSerra.
“Serra, meu lugar, minhas histórias” foi o tema trabalhado na Emef Aureníria Pimentel, de Novo Horizonte, destacando os trabalhos relacionados à cultura e história da cidade pelos estudantes do 5º ano.
A Emef Dom José Mauro, de Morada de Laranjeiras, participou com o tema “Educação se faz com compromisso e responsabilidade social”.
“Trabalhando por uma Educação de Qualidade e Inclusiva” foi o que a Emef Dinorah Pereira Barcelos, de Jardim Tropical, trabalhou no evento.
A Emef Américo Guimarães Costa, de Carapina Grande, homenageou a cultura da paz com o tema “Paz no esporte, nas famílias, em todo o lugar”.
“Consciência Negra” foi desenvolvido pelos alunos e professores da Emef Irmã Cleusa, de Cidade Continental – Setor Europa.
Alunos que participam do projeto social de judô desenvolvido na Emef Flor de Cactus, em Feu Rosa, foram a caráter, de quimono e com muita concentração para a avenida.
A Emef de Tempo Integral Professora Eulália Falquetto, de Vila Nova de Colares, passou pela avenida com os alunos representando peças do jogo de xadrez. O jogo é utilizado em projetos pedagógicos da unidade.
A Emef Rubem Alves, de Jacaraípe, levou para a avenida o tema “Englobando o respeito às diferenças, às etnias, às culturas, às especificidades”.
A última escola a desfilar foi a Emef Darcy Ribeiro, de Parque das Gaivotas, homenageando a cidade em seus 467 anos.
O Clube dos Desbravadores fechou a participação escolar no evento.
Guarda Civil Municipal da Serra apresenta seus novos equipamentos
Os primeiros componentes das forças de segurança a entrar na avenida Getúlio Vargas foram os representantes da Polícia Militar do Espírito Santo. Todos participaram em suas viaturas.
O Batalhão de Missões Especiais (BME) e o Batalhão de Polícia Ambiental e o Sexto Batalhão da PM foram precididos pela Banda da Polícia Militar.
Em seguida, foi a vez do Regimento de Polícia Montada. Os cavaleiros policiais fizeram sucesso, empolgando o público e ganhando muitos aplausos.
Na sequência, houve o desfile das viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil.
Oito equipes de guardas civis municipais da Grande Vitória e do sul do Espírito Santo encerraram o desfile.
A Guarda Civil Municipal da Serra mostrou seu aparato e seus novos equipamentos entre eles os quadriciclos para operações na faixa de areia do litoral, os agentes do ciclopatrulhamento com suas bicicletas e as bases móveis.
Também fizeram uma demonstração com a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), simulando uma contenção de tumulto, utilizando os escudos e salva de tiros secos.
O desfile foi encerrado com os agentes das guardas de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Anchieta, Presidente Kennedy e Itapemirim.
Desfile agrada público
A secretária de Educação, Luciana Galdino, agradeceu a participação das Emefs e dos profissionais da Sedu. “É uma honra e muito orgulho para nós estarmos aqui no aniversário da cidade, celebrando os 467 anos com o trabalho, dedicação de nossos professores, pedagogos, diretores e profissionais que atuam nas Emefs e CMEIS. Essa entrega se traduz no enriquecimento e avanço de conhecimento de nossas crianças e de nossos alunos, que são o nosso maior tesouro”, elogiou.
Moradores de Serra Sede, Rogério Dutra e a esposa Adriana Dutra acompanharam o desfile com o filho, Nicholas, estudante da Emef Herbert de Souza, de Jardim da Serra. Eles elogiaram o formato do evento e pediram bis.
“O desfile foi maravilhoso. Acompanhamos tudo, foi ótimo mostrar as forças de segurança e também dar destaque para as escolas e os estudantes. Com eles, a gente fica orgulhoso ainda mais da nossa cidade”, resumiu Rogério.
Fonte : Prefeitura da Serra
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui