Defesa Civil da Serra detalha estudos sobre prevenção de desastres à Comissão de Infraestrutura da Ales

Defesa Civil da Serra detalha estudos sobre prevenção de desastres à Comissão de Infraestrutura da Ales

A Defesa Civil da Serra apresentou o estudo sobre mapeamento de áreas de risco, voltado à atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR/2016), à Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Temas como o mapeamento de territórios, a mitigação de riscos e a segurança defensiva para as populações mais vulneráveis aos eventos climáticos extremos tiveram destaque.

A apresentação aconteceu na última quinta-feira (13), em parceria com professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Antônio Celso  de Oliveira Goulart e sua equipe de pesquisadores, no Laboratório de Geomorfologia e Gestão de Redução de Risco de Desastres da Ufes.

O município da Serra possui, desde 2016, seu próprio PMRR, que realiza o mapeamento das áreas com potencial de deslizamentos, inundações e outros possíveis desastres. Esta análise detalhada permite que a Prefeitura da Serra implemente medidas mais eficazes para reduzir os riscos e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Os estudos para atualização do PMRR estão a todo vapor, em parceria com os Ministérios das Cidades e do Desenvolvimento Regional. De acordo com o coordenador da Defesa Civil da Serra, Tenente Coronel Fábio Maurício, o município já obteve resultados significativos nos últimos anos.

“Com esse novo estudo, teremos números ainda melhores e poderemos implementar medidas mais eficientes na melhoria da qualidade de vida. Apresentar a metodologia e a profundidade desse trabalho à Comissão de Infraestrutura da Assembleia é uma forma de ajudar os municípios vizinhos que ainda não possuem essa ferramenta e de contribuir para o fomento de ideias inovadoras no processo de criação de políticas públicas”, defende a autoridade.

Fonte : Prefeitura da Serra